terça-feira, 25 de outubro de 2011

FPF-Sub-17 iniciam com empate

A Selecção Nacional Sub-17 disputou, esta segunda-feira, a primeira ronda do Grupo 2 da primeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa Eslovénia 2012, diante da sua congénere russa. Depois de estar a perder desde o primeiro minuto, o conjunto luso efectuou uma exibição personalizada e chegou ao golo à passagem da hora de jogo - um empate que acabou por saber a pouco, dadas as oportunidades de golo criadas pela equipa comandada por Hélio Sousa.


Golo madrugador
Na partida disputada no Estádio do Fontelo, em Viseu, a equipa russa entrou praticamente a vencer graças um tento de Alexander Lomakin no primeiro minuto.O jogador russo aproveitou uma série de ressaltos para bater Miguel Palha que evitou que a bola entrasse num primeiro remate de um jogador russo.

Portugal tentou responder ao golo madrugador do adversário e pertenceram-lhe as principais iniciativas do primeiro tempo. Ivo Rodrigues, ao minuto 5, fez a bola passar muito perto da baliza russa.

À passagem do quarto de hora de jogo, Raphael Guzzo cabeceou junto ao poste direito após um bom cruzamento da esquerda de Rafa.

Ao minuto 29, Ivo Rodrigues efectuou um excelente passe para André Silva que obrigou o guarda-redes a defender para a frente – na recarga, Ivo Rodrigues não acertou no alvo.

A Equipa das Quinas, com mais posse de bola, tentava ultrapassar a bem organizada equipa russa, mas não o conseguiu até ao intervalo.

Portugal por cima
A equipa comandada por Hélio Sousa iniciou o segundo tempo com uma oportunidade clara para empatar - Raphael Guzzo foi cruzar à linha e o central luso, Ricardo Tavares, viu o seu remate sair um pouco ao lado já com o guardião russo sem hipóteses de defesa.

Portugal intensificava a pressão e aos 54 minutos, o guarda-redes Sergey Reyakin evitou o golo de Raul, que chegou um pouco atrasado ao cruzamento de Rafa. No minuto seguinte Raphael Guzzo viu novamente o guardião adversário evitar o golo luso - o médio ganhou a bola a um defensor contrário e, em posição privilegiada, já na pequena área, não foi feliz.

Golo luso
Depois de muito insistir Portugal encontrou finalmente o caminho do golo ao minuto 60. João Nunes cabeceou da melhor maneira, ao segundo poste, após um cruzamento da direita de Tomás Podstawski.

Ao minuto 65, Raul cruzou da esquerda para André Silva que tentou marcar de calcanhar, mas a oposição de um defensor contrário evitou o golo.

João Nunes quase bisava (ao minuto 72), mas Sergey Revyakin agarrou a bola em cima da linha.

A um minuto do final do tempo regulamentar, Filipe Nascimento testou a atenção do guarda-redes luso que defendeu com os punhos.

Já em período de compensação foi a vez de Cristian Ponde rematar por cima e na resposta foi a vez de Miguel Palha, que teve uma segunda parte tranquila, ver a bola passar muito perto da barra,

Roménia e Finlândia empataram
No outro jogo do Grupo 2, disputado esta tarde no Estádio Municipal de Santa Comba Dão, a Roménia ganhou uma vantagem de dois golos ao minuto 18, mas a Finlândia conseguiu chegar ao empate com que terminou a partida.

Com apenas 8 minutos volvidos, o romeno Alexandru Tarnovan abriu o activo. Dez minutos depois foi a vez de Alexandru Tarnovan ampliar a vantagem para a formação dos Cárpatos. Ao minuto 26 Youness Rahimi reduziu para um golo da desvantagem dos nórdicos e no segundo tempo, aos 56 minutos, Joonas Jokinen repôs a igualdade na partida.

"Faltou maior eficácia"
No final da partida, o Treinador Nacional, Hélio Sousa, atribuiu o mau começo da Equipa das Quinas “a alguma ansiedade e a algum nervosismo”, mas ficou satisfeito com o facto da equipa “ter voltado a encontrar-se no jogo” e “ter criado mais oportunidades de golo”. O técnico lamentou a falta de eficácia e sublinhou que “a equipa russa faz pressão alta quando perde a bola e é uma equipa com qualidade. Estávamos preparados para isso, mas a equipa não soube contornar esse aspecto da melhor forma e acabou por sofrer um pouco", disse, referindo-se aos momentos iniciais da partida. "Na segunda parte construímos várias oportunidades para marcar e acabámos por ser totalmente superiores. Tivemos oportunidades de golo e deveríamos ter sido mais eficazes”, acrescentou.
Hélio Sousa considerou que o conjunto luso deixou boas indicações para o próximo jogo diante da Finlândia. “Acabámos por ser mais fortes que o nosso adversário. A ansiedade e nervosismo que existiram, talvez devido ao facto de ter sido o primeiro jogo oficial desta equipa, já não vão existir no próximo jogo e vamos estar em condições de jogar o nosso futebol e procurar ser mais eficazes na finalização.”
O técnico realçou que, apesar da equipa ser muito jovem, “não perdeu o equilíbrio psicológico -  algo que é fundamental nestes jogos", realçou. "Muitas equipas têm tendência a perder um pouco a cabeça, mas esta foi uma equipa muito correcta que soube responder à adversidade. A equipa foi equilibrada, procurou pôr em prática os seus princípios de jogo e conseguiu tirar vantagem através desses princípios. É isso que vamos tentar fazer no próximo jogo”, concluiu.

Portugal-Finlândia na quarta-feira
A Equipa das Quinas volta a entrar em campo na próxima quarta-feira para defrontar a Finlândia. A partida está agendada para as 18h00, no Estádio do Fontelo. Rússia e Roménia defrontam-se no mesmo dia, pelas 16h00, no Complexo Desportivo Santa Ana, em Penalva do Castelo.

Qualificam-se para a Ronda de Elite os dois primeiros classificados do grupo e os dois melhores terceiros classificados dos 13 grupos.

Ficha de Jogo
Primeiro Torneio de Apuramento Campeonato da Europa Sub-17
1ª Jornada Grupo 2
Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu

Árbitro: Tolka Ozkalfa (Turquia).
Árbitros Assistentes: Ekem Kan (Turquia) e Andrew McWilliam (Escócia).
Quarto Árbitro: Robert Madden (Escócia).

PORTUGAL 1-1 RÚSSIA (0-1, ao intervalo)

Portugal: Miguel Palha; Pedro Rebocho, João Nunes, Ricardo Tavares - Cap. e Rafa; Tomás Podtawski, Raphael Guzzo (Cristian Ponde, 72') e Marcos Lopes (Filipe Nascimento, 67'); Romário Baldé (Raul, 51’), Ivo Rodrigues e André Silva;
Suplentes não utilizados: Rúben Alfaiate, Alexandre Alfaiate, Francisco Ramos e João Gomes
Treinador: Hélio Sousa.
Golos: João Nunes (60').
Disciplina: Nada a assinalar.

Rússia: Sergey Revyakin - Cap.; Viacheslav Karavaev, Stepan Rebenko, Vitaly Lystov e Alexandr Kalyashin; Valery Saramutin,  Maxim Ermakov e Alexander Lomakin; Dmitry Efremov (Elmir Nabiullin, 70'), Danila Yaschuk (Arshak Koryan, 57’) e Alexey Kurzenev (Alexey Egorov, 80'+1').
Suplentes não utilizados: Vitaly Gudiev, Dmitry Mkhaylenko, Denis Masyutin e Andrey Naletov.
Treinador: Mikhail Soloviev.
Golos: Alexander Lomakin (1’).
Disciplina: Nada a assinalar.
fonte:fpf

Sem comentários:

Enviar um comentário