quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Portugal entra a vencer para o Mundial

A Selecção Nacional entrou a vencer no Grupo 4 da Fase Europeia de Apuramento para o Campeonato do Mundo de 2012. A Equipa das Quinas derrotou a Lituânia, por três bolas a zero, numa partida que fica marcada pela ineficácia lusa na hora de atirar à baliza.

Só no primeiro tempo, a equipa comandada por Jorge Braz acertou por cinco vezes nos ferros da baliza lituana, por Ricardinho (3'), Joel Queirós (4'), Ricardo Fernandes (15' e 16') e Cardinal (17'). A juntar a tudo isto, o guarda-redes Labuckas exibiu-se em grande nível. Talvez por isso fica justificada a vantagem magra de Portugal ao intervalo, conseguida graças a um golo de Pedro Cary, na sequência de um canto apontado por João Matos, à passagem dos 6'.

Foram vinte minutos de intenso domínio luso, perante uma Selecção da Lituânia que apresentou-se em Coimbra com linhas defensivas muito recuadas, tentando explorar o contra-ataque sempre que podia.

A etapa complementar abriu com o segundo golo português, apontado por Cardinal, aos onze segundos. Para não variar, o jogador do CSKA Moscovo acertou na trave antes de fazer a recarga vitoriosa.

Com 2-0 no marcador pensou-se que os homens da Europa de Leste fizessem subir as suas linhas defensivas na tentativa de encurtar a sua desvantagem. Mas a estratégia do Seleccionador Deividas Kalpokas manteve-se inalterada e Portugal via-se obrigado a continuar a fazer o seu jogo de paciência.

Aos 32', numa das poucas transições rápidas que a Selecção Nacional dispôs, Ricardinho foi brilhante na finalização de uma situação de três contra dois trabalhada como mandam os compêndios.

Nos três últimos minutos, os lituanos resolveram finalmente arriscar um pouco mais e abriram espaços nas suas costas, que só não foram aproveitados por Portugal devido ao seu desacerto na hora de atirar à baliza. O exemplo mais flagrante saiu dos pés de Ricardo Fernandes que, com a baliza escancarada, enviou a sua terceira bola ao poste, sétima nos ferros por parte da sua equipa.

Vitória justíssima de Portugal que só peca por escassa. Apesar de tudo, este resultado permite à Equipa das Quinas partir para a segunda jornada na condição de líder, com a vantagem de um golo na diferença entre os marcados e sofridos em relação à Eslováquia.

Esta sexta-feira, Eslováquia e Lituânia defrontam-se pelas 17h30. Pelas 20h15 será a vez de Portugal e França entrarem em campo. Ambos os jogos tê como palco o Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra.

Fonte: Site FutsalGlobal

Sem comentários:

Enviar um comentário