quinta-feira, 14 de março de 2013

_Feminino-Gales-Portugal (1-3 g.p.)


Gales-Portugal (1-3 g.p.)

A Seleção A feminina portuguesa garantiu o 11.º lugar na XX Algarve Cup, ao bater Gales por 3-1 no desempate por penáltis após 1-1 nos 90 minutos. Dois adversários bem conhecidos entraram em campo esta quarta-feira e o historial entre as duas formações acabou por se refletir no resultado que se verificava ao intervalo. A ausência de golos, porém, acabava por penalizar mais a Equipa das Quinas que, durante o primeiro tempo, deteve mais posse de bola e construiu melhores oportunidades de golo.

Já no segundo período, a formação galesa passou a jogar mais na antecipação e criou mais dificuldades ao bloco defensivo luso. Três minutos após o reatar da partida, a formação orientada por Jarmo Matikainen chegou a festejar golo, mas a posição em fora de jogo da atacante galesa levou à anulação da vantagem. O marcador só voltou a mexer no minuto 78, após a marcação de um canto, tendo a capitã do País de Gales rematado à entrada da pequena área e feito o 1-0.

Já depois do tempo regulamentar, quando tudo parecia decidido, Carole Costa isolou Laura Luís na área e levou a decisão para os pontapés da marca de grande penalidade, nos quais a sorte acabou por sair a Portugal com Jamila Marreiros em evidência.

António Violante em discurso direto:
"Estou particularmente contente, não por mim, mas pelas minhas jogadoras por terem acreditado até ao fim, por terem conseguido o empate e depois a vitória nas grandes penalidades. Tivemos alguns azares, mas depois contámos com momentos de sorte também. Fizemos uma boa primeira parte, lutámos com o vento nesta reta final e o País de Gales com um jogo mais direto acabou por fazer um golo. Não era inteiramente merecido, mas ao criarem mais perigo na nossa baliza acabaram por conseguir chegar à vantagem. Felizmente conseguimos reagir e chegámos ao empate em cima do apito final do jogo. A nossa equipa está de parabéns. Estas jogadoras precisavam de confiança e esta vitória vem ajudar a elevar esses níveis de confiança.

É verdade que o torneio poderia ter corrido melhor, mas houve pequenas incidências com as quais tivemos de saber lidar. No cômputo geral, foi um torneio muito positivo para a nossa equipa, para as jogadoras, para as preparar para o novo ciclo que vamos enfrentar que é a qualificação para o Campeonato do Mundo e eu espero que até lá consigamos acrescentar valor a esta equipa para que se não alcançarmos a qualificação que consigamos, pelo menos, discuti-la até ao fim. É por isso que vamos lutar, tenho um ótimo grupo de trabalho com jogadoras que dão aquilo que têm e o que não têm, pelo que saio muito satisfeito por tudo isto."

Ficha de Jogo
XX Algarve Cup - Jogo de atribuição 11.º/12.º lugares
Estádio Municipal da Belavista, Parchal

Árbitra: Katalin Kulcsar (HUN).
Árbitras assistentes: Judit Kulcsar (HUN) e Judit Romano (ESP).
4.ª árbitra: Esther Azzopardi (MLT).

País de Gales:
Nicola Davies; Carys Hawkins, Danielle Oates, Kylie Davies, Lauren Price, Hayley Ladd, Sophie Ingle, Michelle Green (Megan Wynne, 26'), Angharad James (Amy Thrupp, 78'), Jessica Fishlock - Cap. (Rachel Hignett, 88') e Helen Ward (Natasha Harding, 65').
Suplentes não utilizadas: Rhian Nokes, Sarah Wiltshire, Lauren Townsend, Lauren Hancock, Shan Jones e Amy Wathan.
Treinador: Jarmo Matikainen.
Golo: Jessica Fishlock (78').
Penáltis: Kylie Davies marcou; Natasha Harding, Lauren Price e Amy Thrupp falharam.
Disciplina: Cartão amarelo a Hayley Ladd (31').

Portugal:
Jamila Marreiros; Mary Bento (Mariane Amaro, 75'), Mónica Mendes, Carole Costa, Regina Pereira, Cláudia Neto, Dolores Silva (Catarina Almeida 89), Edite Fernandes - Cap. (Tita, 89'), Ana Borges, Ana Leite e Jéssica (Laura Luís, 72').
Suplentes não utilizadas: Neide Simões, Patrícia Morais, Cristiana Garcia, Andreia Silva, Pisco, Ana Valinho e Filipa Rodrigues.
Treinador: António Violante.
Golo: Laura Luís (90+3').
Penáltis: Laura Luís, Carole Costa e Cláudia Neto marcaram; Ana Leite falhou.
Disciplina: Cartão amarelo a Edite Fernandes (9').
fonte:fpf