quinta-feira, 14 de março de 2013

AFG-Vilanovenses-VF Naves-2-2



Vila-franquenses a surpreender os donos da casa
Ficha de jogo
Estádio Aurélia de Moura
Arbitro: Paulo Dias
Aux: Vítor Gonçalves, Joel Mesquita
Golos: 0-1- Gato,30´
1-1– Fábio, 55´
1-2– Lopes, 85´
2-2 – Bica,90+2´
Vilanovenses –Oscar, Magina( Bica,67´), Oliveira, P.Henriques , Tavares, Filipe (Copas,65´), Pedro Correia, Santiago, Fábio (Ricardo, 67´), Xárá e João Pedro.´
Treinador – Cipriano
Vila Franca das Naves– Carlão, Diogo, Nuno, Davide, Salvador, Alex(Inácio , 91´), Toneca, Caçador, Jardel, Gato e Telmo(Lopes,76´)
Treinador: Carlos Ascensão 
Açao disciplinar :Jardel,37´;Oliveira,64´;Gato,78´;Joao Pedro,87´;Tavares,90´;Inacio,92´;
                            Ricardo,92´

Mau tempo estragou espetáculo
Com tempo adverso, uma verdadeira tarde de inverno com muita chuva a colocar o retângulo do D.Aurelia de Moura quase impraticável e uma tarefa dura para os jogadores, assim a divisão de pontos foi o mais justo, mas diga-se que aconteceu meia surpresa.

Uma fase inicial algo complicada para ambas as formações dado que desta forma, a tarefa dos atletas não era facilitada, com a forte chuva que assolou Vila nova de Tazém, mas vai daí os vila-franquenses eram assim mais irrequietos, que tentavam criar calafrios para as redes de Óscar, através de Gato e Jardel.
Os pupilos de Cipriano estavam mais intranquilos por não conseguirem impor o seu bom futebol, pois só aos 20´, Pedro Correia a tentar a sua sorte e a bola passa a rasar a baliza do keeper Carlão.
Dado o estado do terreno jogava-se mais pelo ar e a qualidade de jogo era fraca e os vila-franquenses procuravam o ataque rápido, onde viria a criar perigo e num desses lances, Gato, aos 30´, um jogador rápido a aproveitar uma desatenção defensiva e consegue assim emendar certeiro e abrir o ativo para desalento da massa adepta afeta á turma da casa.
Os Vilanovenses detinham mais posse de bola, mas não era suficiente pois a turma de Carlos Ascensão trazia o trabalho de casa bem elaborado e defendia bem em bloco.
Melhor qualidade
Após o reatamento, os donos da casa vieram com uma postura mais atacante e vai dai a pressão era quase sufocante em alguns momentos, muitos remates surgiam, onde o duelo entre João Pedro e Carlão era grande, mas o keeper acabou por negar sempre o golo, mas aos 55´, uma jogada bem elaborada e a bola a ressaltar para o Fábio a surgir em zona proibitiva de remate e emendou para o fundo das redes e Carlão nada pode fazer, era a igualdade.
Apartir daqui, o jogo manteve-se sempre com grande velocidade, com jogadas sucessivas de ataque, mas a turma vila-franquense, nunca baixou os braços e o equilíbrio era evidente em algumas alturas da partida.
Mas volvidos 85´, era a vez de Lopes, que tinha entrado minutos antes, sair para o contra ataque e com a defensiva da casa a pedir fora de jogo, parte para a baliza e remata para o fundo das redes dos Vilanovenses, era a festa dos visitantes, mas os Vilanovenses voltam a carregar no acelerador e aos 90´, executado um canto para a área e vai daí, Bica, Pedro Henriques e Ricardo a chegarem atrasados á emenda para o fundo das redes.
Mas o empate viria a surgir ao cair do pano, através de um livre apontado por Pedro Correia para a área, onde Bica aparece ao 2ºposte a emendar para o fundo das redes de Carlão, era assim a igualdade que de certo modo colocava alguma justiça, porque ambas lutaram e não mereciam perder, muito embora diga-se que este Vilanovenses foi uma sombra daquilo que tem feito, mas um apalavra para o Vila Franca das Naves que lutou muito e quase causava a surpresa da jornada.
O trabalho de Paulo Dias e seus pares foi difícil devido ás condições do terreno e climatéricas, mas esteve razoável no compto geral.

10/03/13                                                                            António Pacheco