A Selecção Nacional Feminina “A” iniciou com o pé direito a sua participação no Grupo 7 de qualificação para o Campeonato da Europa de 2013, ao vencer concludentemente, em Ierevan, a Arménia, por 8-0.
Além da goleada, e dos três pontos conquistados, o encontro desta tarde fica marcado na história da Equipa das Quinas como a maior vitória de sempre da nossa Selecção. O anterior registo tinha-se verificado diante do mesmo adversário, a 31 de Março do ano passado, mas Portugal tinha-se “ficado” pelos 7-0.
O jogo do MIKA Sport Complex não teve, aliás, grande história, tal o domínio e superioridade demonstrados pelas nossas jogadoras, que se colocaram em vantagem logo aos dois minutos, por intermédio de Carolina Mendes.
Com muito mais posse de bola e trocando bem o esférico no meio-terreno arménio, não foi preciso esperar muito mais para ver Andrea Rodrigues fazer o 2-0, aos sete minutos. A primeira parte não terminaria sem que a capitã lusa, Edite Fernandes, aumentasse a vantagem portuguesa para três golos.
Na etapa complementar, e perante a total incapacidade de resposta por parte da Arménia, Portugal foi avolumando os números do seu triunfo, com Edite (53’), Andrea Rodrigues (59’), Kimberly Brandão (63’), Carla Couto (70’, na transformação de uma grande penalidade) e Laura Luís (84’) a fecharem as contas do encontro.
Mónica Jorge em discurso directo
“Foi um jogo bem conseguido da nossa parte e uma excelente prestação, principalmente atendendo ao facto de estarmos em início de época. Mantivemos a concentração durante os 90 minutos do encontro e não menosprezámos o adversário, mesmo sabendo que este seria – à partida – acessível. Dominámos os acontecimentos por completo, diante de um adversário que, apenas esporadicamente, conseguiu sair em contra-ataque. Como já estávamos à espera, a Arménia apresentou um bloco defensivo muito baixo, mesmo quando se viu em desvantagem muito cedo. Não abdicaram desta postura defensiva e isso dificultou, durante a etapa inicial, a nossa progressão. Com muita paciência, com boa posse e circulação de bola conseguimos surpreender por diversas vezes as nossas adversárias e chegar a uma vitória muito expressiva”.
“Esta equipa merece estar associada a mais um êxito e registo na história da nossa Selecção. É mais um recorde que ultrapassamos e reflecte aquilo que temos evoluído e, fundamentalmente, a qualidade e a dedicação que estas jogadoras têm mostrado”
“Estamos muito motivadas, mas com os pés bem assentes no chão. Esta goleada não nos vai distrair daquilo que serão uns próximos jogos bem diferentes e difíceis, a começar já pela deslocação à República Checa [22 de Outubro], onde esperamos obter um bom resultado”.
Ficha do jogo
Jogo do Grupo 7 de apuramento para o Campeonato da Europa Feminino de 2013.
MIKA Sport Complex, em Ierevan.
Árbitro: Esther Azzopardi (Malta).
Árbitros assistentes: Alan Camilleri (Malta) e Sammy Attard (Malta).
Quarto árbitro: Knarik Grigoryan (Arménia).
ARMÉNIA: Anna Karapetyan, Mariam Torgomyan (Hasmik Torgomyan, 62’), Ani Ghukasyan, Kristine Aleksanyan, Kristine Mangasaryan, Vardine Khanzatyan (Kristine Hakobyan, 79’), Gayane Konstanyan (cap.), Armine Khazhatryan, Lilit Karapetyan, Mariam Stepanyan (Arpine Arzumanyan, 73’) e Marine Karapetyan.
Suplentes não utilizadas:Taguhi Grigoryan, Tatevik Manukyan e Sona Shakinyan.
Seleccionador: Vagharshak Aslanyan.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Kristine Mangasaryan (54’), Hasmik Yeremyan (86’), Gayane Kostanyan (88’) e Arpine Arzumanyan (90’+1’).
PORTUGAL: Jamila Marreiros, Sónia Matias, Carole Costa, Kimberly Brandão, Cláudia Neto (Regina Pereira, 86’), Melissa Antunes (Adriana Rodrigues, 63’), Carolina Mendes (Laura Luís, 67’), Ana Borges, Andrea Rodrigues, Carla Couto e Edite Fernandes.
Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Sívia Rebelo, Mónica Gonçalves e Elsa Ventura.
Seleccionadora: Mónica Jorge.
Golos: Carolina Mendes (2’), Andrea Rodrigues (7’ e 59’), Edite Fernandes (45’+2’ e 53’), Kimberly Brandão (63’), Carla Couto (70’, g.p.) e Laura Luís (84’).
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Kristine Mangasaryan (54’), Hasmik Yeremyan (86’), Gayane Kostanyan (88’) e Arpine Arzumanyan (90’+1’).
fonte---©FPF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário