sexta-feira, 1 de abril de 2011

comunicado do Oliveira de Frades

Há momentos que exigem ponderação de análise e firmeza na acção. Há momentos que obrigam a uma participação alargada na tomada de decisões porque isso fortalece a decisão. Razões suficientes que justificaram a convocação de uma reunião de Direcção do Grupo Desportivo de Oliveira de Frades. Nunca defendemos condições de privilégio, o que sempre reclamámos na nossa história foi igualdade de tratamento, isenção no momento de tomar decisões.

São estes princípios que garantem a credibilidade em qualquer sector de actividade, seja na política, na economia ou no desporto. São estes princípios que, infelizmente, têm faltado ao campeonato de futebol da 3.ª Divisão Nacional Série-C, nos encontros arbitrados por equipas de arbitragem da Associação de Futebol de Viseu culminando no passado domingo na arbitragem do Sr. Luís Ramos, princípios estes que uma vez mais, têm faltado nos campeonatos de formação organizados pela Associação de Futebol de Viseu em que temos vindo a assistir ao afastar das nossas equipas das grandes decisões em momentos muito delicados e decisivos para o normal decorrer das competições.

Perante a evidência de tantos erros em tão pouco tempo, a esperança de um campeonato sério ainda não morreu, mas foi fortemente atingida. Aceitar com ligeireza o que se tem passado nestes encontros é negar o obvio e pactuar com a mentira.

Qualquer generalização é perigosa e nós não o queremos fazer. Há árbitros competentes – temos essa consciência e essa certeza mas, infelizmente, por acção de alguns, todos são postos em causa.

O Grupo Desportivo de Oliveira de Frades agirá sempre no estrito cumprimento da lei, não estando disponível para trilhar caminhos sinuosos.

Se for outro caminho que os Oliveirenses querem seguir, então esta direcção não serve. No nosso mandato não vamos montar uma estrutura organizada à margem da lei, nem um modelo de violência e intimidação de agentes desportivos ou jornalistas. Essa não é a nossa postura, nem a nossa forma de agir. Ganhar dessa forma é apenas alimentar uma mentira.

Da reunião de Direcção do Grupo Desportivo de Oliveira de Frades foram assumidas as seguintes orientações:

a) Reafirmar a total confiança do Clube nos seus atletas e na sua equipa técnica, e a garantia de que ninguém vai desistir dos objectivos propostos no inicio da presente temporada. Resistir é próprio dos que nesta casa se bateram e continuarão a bater pela verdade no futebol.
Só quem não está preocupado com o futebol pode estar satisfeito com a presente situação. Não é ilibando, nem protegendo aqueles que reiteradamente erram que se protege o futebol. Há quem veja e queira fazer-se de cego.

O futebol protege-se agindo, assumindo as medidas necessárias para que a transparência regresse à nossa arbitragem. Quem tem responsabilidades perante a actual situação tem de se fazer ouvir.
Citando o Presidente da UEFA, Michel Platini “os árbitros incompetentes devem ser varridos do futebol”.

b) Compreendemos e associamo-nos ao movimento de indignação que desde Domingo percorre nos sócios, amigos e adeptos. Face à adulteração da verdade desportiva, que mais uma vez nos impediu de atingir os nossos objectivos, queremos pedir aos sócios e adeptos do Grupo Desportivo de Oliveira de frades que continuem a apoiar, de forma inequívoca e sem reservas, a equipa nos jogos que o GDOF realiza no Parque Desportivo e fora de portas.
A equipa já sabe que vai ter de lutar contra muitas adversidades, algumas previstas, outras totalmente imprevistas já o sentiu durante a época em várias ocasiões e vai conseguir superá-las, mas os sócios e adeptos do GDOF não devem continuar a ser lesados.

c) Solicitar ao Presidente da Associação de Futebol de Viseu uma audiência, para expor-mos e debater-mos a nossa indignação face aos acontecimentos danosos sistematicamente ocorridos desde a época 2009/2010 até à data de hoje, quer a nível de futebol sénior como no futebol juvenil.
d) Solicitar à comunicação social que, fazendo o seu trabalho, denuncie quem adultera as regras. Que investigue as notas que alguns observadores têm atribuído a algumas actuações de árbitros. Que compare aquilo que sucedeu no campo com a nota posteriormente atribuída.

Queremos concluir dizendo que compete aos Oliveirenses defender o Grupo desportivo de Oliveira de Frades e apelando a todos para a partir de domingo, no nosso estádio ou não, darmos uma grande demonstração da nossa força e da nossa união.

Fonte: O Grupo Desportivo de Oliveira de Frades--a Direcção

Sem comentários:

Enviar um comentário