quarta-feira, 6 de março de 2013

Feminino- Portugal- País de Gales-2-0


Estreia vitoriosa


Estreia vitoriosa

A Seleção portuguesa entrou com o pé direito na XX Algarve Cup, com uma vitória por 2-0 sobre a congénere do País de Gales. Edite Fernandes marcou os golos.
Apesar das dificuldades sentidas no arranque da partida, as pupilas de António Violante, já próximo da meia hora de jogo, conseguiram controlar melhor o rumo de jogo e evitando os lances aéreos, forçaram a seleção do País de Gales a maiores erros defensivos, que se traduziram em oportunidades claras de golo para a formação lusa.


A capitã lusa, Edite Fernandes foi chamada a converter a grande penalidade cometida sobre Ana Borges e com frieza fez avançar o marcador. Ainda antes do intervalo, a avançada lusa voltou a estar em destaque ao atirar à barra.

Já na etapa complementar, a formação lusa conseguiu ter mais posse de bola e cedo fez antever o desfecho da partida. O segundo e último tento da partida surgiu na sequência de uma jogada perfeita de entendimento entre defesa e ataque, tendo Ana Borges merecido o maior destaque, lançando Edite Fernandes para o golo, depois de uma arrancada de meio-campo que deixou a defesa completamente desfasada do ataque.

António Violante em discurso direto
"Sentimos algumas dificuldades nos instantes iniciais da partida, houve muito equilíbrio e nós sentimos algumas dificulades na imposição física da adversária, como já estávamos à espera. Perdemos alguns confrontos diretos e tivemos de evitar os lances aéreos. Ficamos obviamente satisfeitos com a vitória, sobretudo por ser logo no primeiro jogo do torneio e por termos cumprido com o objetivo de fazer crescer a equipa, foi mais um passo nesse sentido. Gostamos muito da entrega das jogadoras, por tentarem cumprir com o que lhes foi pedido em termos táticos e contentes pelo resultado."

Vamos tentar, no próximo jogo com a Hungria, alcançar mais uma vitória, sabendo que vai voltar a ser um jogo difícil, com certeza. O facto de terem perdido hoje - quarta-feira - com o México mostra que, muito provavelmente, a Hungria melhorou bastante desde o ano passado, porque daquilo que conhecemos o México é uma equipa muito forte e talvez fosse provável alcançar uma vitória mais dilatada. Nós vamos tentar jogar da mesma forma que jogámos e tentaremos alcançar mais uma vitória, se o conseguirmos fazer, então aí já começaremos a pensar na próxima fase.

Ainda é cedo para pensar em jogos de classificação. Ainda temos mais três jogos para fazer, mas é claro que é bom termos obtido um bom resultado no primeiro jogo. Penso que com estas vitórias as nossas jogadoras ganham mais confiança, um dos fatores que parecia afetar a equipa há uns tempos atrás. Muitas das vezes, as jogadoras têm capacidade técnica para fazer mais, mas o receio de disputar a bola acaba por ser maior, pelo que há medida que a equipa vai ganhando confiança a capacidade técnica também melhora. É claro que cometemos algumas falhas que podem ser melhoradas, assim que a confiança for aumentando também."

Ficha de Jogo
XX Algarve Cup - 1.ª jornada Grupo C
Estádio Municipal de Vila Real de Santo António

Árbitra:
Teodora Albon (ROM)
Árbitras assistentes: Lada Rojc e Sanja Rodak (CRO)
4.ª árbitra: Esther Azzopardi (MLT)

Portugal 2-0 País de Gales (1-0, ao intervalo)

Portugal: Neide; Mónica Mendes, Mariane Amaro, Carole Costa, Regina Pereira, Dolores Silva (Catarina Almeida, 88'), Cláudia Neto, Jéssica Silva (Andreia Silva, 72'), Ana Borges, Laura Luís (Ana Leite, 64') e Edite Fernandes - Cap (Pisco, 90'+1')).
Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Jamila Marreiros, Cristiana Garcia, Mary Bento, Tita, Ana Valinho e Filipa Rodrigues.
Treinador: António Violante.
Golos: Edite Fernandes (35', gp e 74').
Disciplina: Cartão amarelo a Dolores Silva (51'), Mónica Mendes (56') e Ana Borges (62').

País de Gales: Nicola Davies, Kylie Davies, Lauren Price, Hayley Ladd, Loren Dykes - Cap., Sophie Ingle (Nicola Cousins, 80'), Angharad James (Megan Wynne, 84'), Jessica Fishlock, Sarah Wiltshire, Helen Ward e Natasha Harding (Shan Jones, 74').
Suplentes não utilizadas: Rhian Nokes, Carys Hawkins, Danielle Oates, Lauren Hancock, Michelle Green, Amy Thrupp e Rachel Hignett. Treinador: Jarmo Maitikainen.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo a Loren Dykes (35'), Hayley Ladd (54' e 90'+2'), Nicola Cousins (81') e Jessica Fishlock (84'). Cartão vermelho a Hayley Ladd (90'+2').
fonte:fpf