quinta-feira, 6 de março de 2014

FPF-Feminino-Portugal-3-2 Austria


Entrar a vencer

Entrar a vencer

Dois golos de Cláudia Neto e outro de Jéssica Silva selaram, esta quarta-feira, a primeira vitória da Seleção Nacional feminina na XXI Algarve Cup.
A Equipa das Quinas entrou com o pé direito na prova ao ter vencido a Áustria por 3-2 e partilha, até agora, a liderança do grupo C com a Coreia do Norte, que venceu a Rússia por 2-1.

O jogo começou de feição a Portugal, que dominava e conseguia chegar com mais perigo à área austríaca, tendo o primeiro tento surgido ainda antes do primeiro quarto de hora de jogo. Coube à capitã da formação lusa, Cláudia Neto, a inauguração do marcador, após passe de Jéssica Silva.

O golo luso em nada abalou as aspirações da seleção da Áustria, que obrigou Neide Simões a uma defesa apertada, aos 21 minutos.

O segundo golo do jogo teve, novamente, assinatura portuguesa, desta feita premiando quem serviu no primeiro lance: Jéssica Silva recuperou a bola próximo da pequena área adversária e marcou.

O intervalo não chegaria sem que as austríacas desfizessem a vantagem da Equipa das Quinas: dois lances de bola parada, dois cantos apontados para o coração da área portuguesa e dois golos a levarem ao empate.

O segundo tempo ficou marcado por uma maior velocidade por parte das pupilas de Francisco Neto, que viram Carolina Mendes falhar uma oportunidade flagrante de golo, em frente à guardiã Anna-Carina Kristler, ao minuto 55'. O mesmo já não aconteceu com Cláudia Neto, que após um passe de mestre de Ana Borges, assinou um golo memorável com um remate de fora de área.

Francisco Neto em discurso direto:
"Tal como tinha dito antes do jogo, não iríamos ser os melhores do mundo por ganharmos o jogo e também não iríamos ser os piores se perdêssemos. Mais uma vez, quero frisar que o nosso objetivo aqui é promover o crescimento das jogadoras e penso que hoje ganhámos mais um pouco. Tivemos um teste bastante difícil, com uma equipa bastante competitiva, que está acima de nós no ranking, mas a atitude das jogadoras e aquilo que demonstraram é de louvar e são fruto da qualidade que há no futebol feminino português. Como é lógico, com apenas cinco treinos, o mérito não é meu nem da equipa técnica nacional, mas das jogadoras, do trabalho que foi feito anteriormente, do trabalho que é desenvolvido pelos clubes."

[Relativamente ao facto de Portugal ter sofrido os golos em lances de bola parada] "Essa é uma caraterística da formação austríaca, as jogadoras estavam avisadas e sabíamos que seria uma dificuldade. Na segunda parte, melhorámos, até porque as adversárias continuaram a beneficiar de lances de bola parada e nós já não tivemos tantas dificuldades. Na primeira parte, contámos com outra adversidade, porque jogámos contra o vento, por isso sentimos alguma dificuldade em sair destes lances quando as austríacas 'esticaram' um bocadinho mais o jogo e se a primeira bola saía facilmente, a segunda já não. Mas, graças à atitude das nossas jogadoras, conseguimos criar mais situações de golo na segunda parte e a Cláudia, com aquele momento mágico conseguiu colocar-nos outra vez em vantagem."

"Ainda não é o futebol que nós pretendemos, mas estamos no bom caminho e demos boas indicações. Foi isto que nós pedimos, é este o tipo de Portugal que nós pretendemos, a equipa que nós vimos nos primeiros 20 minutos queremos vê-la nos 90. Sabemos que é possível e esta vitória veio dar um bocadinho mais de confiança às jogadoras, que precisavam de acreditar que, apesar da diferença de rankings, é possível vencer com bons resultados, mas sobretudo com exibições deste nível."

Ficha de Jogo
XXI Algarve Cup
1.ª Jornada grupo C
Estádio Municipal da Bela Vista, Parchal

Árbitra: Riem Hussein (ALE).
Árbitras assistentes: Christina Biehl (ALE) e Michelle O'Neill (IRL).
4.ª Árbitra: Sheena Dickson (CAN).

Portugal 3-2 Áustria (2-2 ao intervalo)

Portugal: Neide Simões, Mónica Mendes (Vanessa Malho, 46'), Carole Costa, Raquel Infante (Filipa Rodrigues, 70'), Regina Pereira, Dolores Silva, Fátima Pinto (Mariane Amaro, 46'), Cláudia Neto (Cap.), Jéssica Silva (Catarina Sousa,  77'), Carolina Mendes (Laura Luís, 71') e Mélissa Gomes (Ana Borges, 46').
Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Sílvia Rebelo, Diana Silva, Tatiana Pinto, Stephanie Santos e Inês Silva.
Treinador: Francisco Neto.
Golos: Cláudia Neto (15' e 61'), Jéssica Silva (27').
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Ana Borges (90'+3').



Áustria: Kristler Anna-Carina, Manhart Heike (Bell Romina, 46'), Kirchberger Virginia, Aschauer Verena (Tabotta Julia, 80'), Pöltl Jennifer (Tieber Elisabeth, 46'), Feiersinger Laura, Prohaska Nadine, Schnaderbeck Viktoria (Cap.), Puntigam Sarah (Makas Lisa, 46'), Zadrazil Sarah e Burger Nina.
Suplentes não utilizadas: Zinsberger Manuela, Prvulovic Jelena, Eder Jasmin.
Treinador: Dominik Thalhammer.
Golos:  Zadrazil Sarah (33'), Schnaderbeck Viktoria (40').
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Makas Lisa (87').
fonte:fpf

Sem comentários:

Enviar um comentário