sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Telmo Vaz treinador do Sporting do Sabugal de Futsal em entrevista


Um jovem treinador que a vida profissional está passar pelo Sabugal, e ser professor de Educação Física e um amante da modalidade de Futsal, tudo se tornou mais fácil em juntar o "útil ao agradável" e aceitar por mais uma época treinar o Sporting do Sabugal na modalidade de Futsal no Nacional da 3ª Divisão de Futsal. Este ano o objetivo é terminar o Mestrado em Treino Desportivo e ao mesmo tempo concluir o Nível II de treinador de Futsal. 

Futebol das Beiras (FB): O que o motiva a continuar mais uma época no Sabugal?
Telmo Vaz (TV):O facto de a minha vida profissional (Professor de Educação Física) se realizar no Sabugal tornou tudo mais fácil para a minha continuidade contudo, a paixão pelo futsal, o projecto que criamos, o fantástico grupo de atletas que construímos bem como gosto pelas gentes raianas que tão bem me acolheu, vez com que permanecesse para ajudar a desenvolver o futsal na região, bem como promover a cidade do Sabugal pelo País.

FB: Quais os objetivos para a época que se avizinha? 
TV: Como referi anteriormente, vai ser uma época difícil, uma vez ser uma novidade para a maior parte do plantel, um campeonato bastante mais competitivo mas iremos tentar fazer a melhor classificação de sempre de uma equipa da distrital da Guarda.
FB: Para si próprio acha que foi a melhor escolha a subida este ano em que vai terminar a 3ª Divisão? 
TV: Não se pode escolher o ano para se ser campeão, conquista-se e como tal a nossa subida foi o processo normal de quem é campeão distrital mas como é óbvio é com alguma tristeza que vejo o término da 3ª divisão pois será bastante difícil a manutenção nos campeonatos nacionais no final da época.

FB: Como vê o futsal a nível Nacional e regional?
TV: Penso que a nível nacional, com a extinção da 3ª divisão vai prejudicar todas as equipas das associações do interior pois penso que não irá trazer quaisquer melhorias uma vez que o número de equipas dessas associações nos campeonatos nacionais são poucas, então os campeonatos distritais não irão melhorar a qualidade. Quanto ao distrital espero que aumente a quantidade bem como a qualidade das equipas, sendo que finalmente a associação da Guarda irá alterar o formato competitivo introduzindo uma fase final com as 6 melhores equipas da 1ª fase. Penso que só aumentando a quantidade de jogos competitivos se poderá melhorar. Mas outra situação que terá de se alterar na associação é o incentivo à criação de equipas de formação pois é importante surgirem novos talentos.

FB: Como treinador do Sabugal e com uma curta carreira quais sao os sonhos para curto e longo tempo?
TV: O meu principal objetivo passa pela evolução como treinador, assim sendo este ano vou concluir o Mestrado em Treino Desportivo bem como o Nível II de treinador de futsal, e como é natural continuar a fomentar e evolucionar esta modalidade que tanto me cativa.