sábado, 20 de abril de 2013

Conversa com Telmo Vaz(Sp Sabugal-futsal)



Telmo Vaz Titulo com sabor especial
Futebol das beiras-Depois de conquistar o titulo para o Sporting Sabugal, qual a sensação?
Telmo Vaz-Qualquer titulo que é conquistado tem um sabor “doce”, especial!
Esta conquista trouxe-me uma sensação de grande satisfação de trabalho cumprido, de um objetivo que foi pré definido e foi concretizado.


FB-A sua equipa esteve sempre um pouco fora da liderança, mas na reta final tudo aconteceu?
TV-Realmente a equipa não começou como queria, mas sempre estivemos entre os quatro primeiros.
Na minha opinião, tudo mudou com a vitória em casa ao Casal de Cinza, pois a partir daí começamos novamente a acreditar que seria possível ganhar o campeonato mas para tal, não poderíamos falhar. Houve então cada vez mais empenho e dedicação por parte de toda a equipa para que tal não acontecesse e realmente não aconteceu. Fizemos uma segunda volta fantástica, ganhando todos os jogos.

FB – Qual o segredo para ter alcançado este título?
TV-Não existe nenhum segredo, não um que possa revelar!
O que realmente existe é apenas uma forte união, um grande espirito de equipa, ambição, uma grande vontade de querer, dedicação, empenho e claro, qualidade de todo o plantel.

FB -Depois de ter sido jogador e ter orientado outras formações este título é especial?
TV-Como disse anteriormente, qualquer título conquistado traz consigo uma sensação de satisfação.
Mas realmente, depois de ter sido campeão como jogador e como treinador no CDC do Pinheiro, este título pelo Sabugal teve um “sabor” ainda mais especial. Foi o primeiro projeto de raiz onde participei, no qual fui o principal responsável por tudo o que envolve uma participação no campeonato distrital, e também a nível sentimental pois os meus pais são descendentes de terras raianas.


 FB-O futsal na região raiana tem-se afirmado aos poucos?
TV-Sim. O concelho do Sabugal para além dos tradicionais torneios de Verão, sempre teve um torneio inter – freguesias de futsal o que fez com que a modalidade fosse sempre praticada por bastantes simpatizantes e amantes da mesma.
É um facto que ao existir uma equipa no campeonato distrital aumentou a quantidade e qualidade dos praticantes bem como dos simpatizantes.

FB- Como vê o futsal no distrito da Guarda? O que falta para se impor como modalidade base no distrito?
TV-A esse respeito sou bastante crítico.
Penso que o Futsal distrital tem tudo para melhorar, quer em qualidade como em quantidade de participantes, mas para tal a Associação de Futebol da Guarda terá, e de uma forma urgente, alterar o calendário competitivo. Era importante que deixasse de haver tantas paragens, criar no campeonato play-off’s bem como uma taça de moldes bem diferentes da última, teria de ser por 2 grupos, passando os 2 primeiros de cada para uma final four realizada num fim-de-semana.
Penso que só aumentando a competitividade se poderá evoluir.

 FB-Depois do título é hora de pensar a nova temporada, o nacional? Vai continuar no Sporting Sabugal?
TV-Sim, vou continuar.
Quanto ao nacional, vai ser uma nova realidade para a maioria do plantel. Infelizmente será muito difícil a manutenção pois será o último ano de 3ªdivisão e apenas os 3 primeiros passaram para a 2ªdivisão descendo para a distrital as restantes equipas.
No entanto, iremos fazer de tudo para conseguirmos a melhor classificação de sempre de uma equipa da distrital da Guarda.
.



 FB-Objectivos para o futuro a nível pessoal e de clube?
TV-Como referi anteriormente, o clube pretende fazer o melhor para que a equipa alcance a melhor classificação de sempre de uma equipa da distrital da Guarda,
A nível pessoal, o meu principal objetivo passa pela evolução como treinador, assim como, continuar a fomentar e evolucionar esta modalidade que tanto me cativa.
fonte:Antonio Pacheco