
Seniores: Canas de Senhorim 1-2 Lusitano
"Bis de Álvaro em nova reviravolta dos Trambelos"
Tal como era de esperar, a tarefa do Lusitano em Canas de Senhorim não foi nada fácil.
Num primeiro tempo algo morno, foi a equipa do Lusitano que dispôs da primeira ocasião de golo no encontro, contudo o remate forte de Néné, aos 8 minutos, embateu no poste direito da baliza de Ferreiróz.
Num primeiro tempo algo morno, foi a equipa do Lusitano que dispôs da primeira ocasião de golo no encontro, contudo o remate forte de Néné, aos 8 minutos, embateu no poste direito da baliza de Ferreiróz.
Dois minutos volvidos, surgiu a resposta do Canas de Senhorim mas Dominique, em boa posição para marcar, permitiu a defesa de Guilherme Maló.
Com um ritmo de jogo não muito elevado, os Trambelos não estavam a conseguir impor o seu futebol e aos 28 minutos a equipa da casa adiantou-se no marcador. Dominique agarrou Faro para ganhar posição, o árbitro nada assinalou e, já na linha de fundo, o avançado canense cruzou atrasado para o interior da área onde apareceu Rui Simões a rematar cruzado para o 1-0.
Aos 30 minutos o Lusitano esteve perto do empate, depois de um cruzamento de Néné para o segundo poste, mas o cabeceamento de Marcos saiu ligeiramente por cima.
Depois do golo a equipa de Canas de Senhorim baixou as suas linhas e o Lusitano começou a sentir mais dificuldades em chegar com perigo ao último terço do terreno e só de bola parada os Trambelos conseguiram criar algum perigo contudo, aos 32 minutos, o livre de Álvaro saiu com força mas por cima do travessão.
A partir daqui o futebol não foi de muita qualidade e o 1-0 arrastou-se com naturalidade até ao descanso.
Para a segunda metade, e à semelhança do que aconteceu no jogo anterior frente ao Fornelos, esperava-se uma entrada forte dos Lusitanistas e logo no primeiro minuto Faro quase empatou o jogo mas foi impedido pela defesa canense.
Pouco depois, aos 48 minutos, o Lusitano voltou a estar perto do empate. Costa cobrou o canto na direita mas Marcos não conseguiu desviar o esférico para a baliza.
Não demorou muito a reacção da equipa da casa e aos 53 minutos, de bola parada, Caló esteve perto de ampliar a vantagem mas o cabeceamento foi direitinho para as malhas laterais da baliza à guarda de Maló.
Aos 60 minutos Rui Cordeiro fez entrar Diogo Braz para o lugar de Hugo Pires com o intuito de conseguir dar a volta ao 1-0. E aos 71 minutos o jovem avançado do Lusitano esteve perto do empate, depois de um livre de Álvaro, porém o cabeceamento de Diogo Braz saiu por cima.
Claramente melhor que no primeiro tempo, o Lusitano chegou ao empate ao minuto 74. Álvaro trabalhou bem na linha, tirou um adversário do caminho e de um ângulo apertado fez um chapéu a Ferreiróz, levando a bola a bater no poste mais distante e a entrar. Estava finalmente reposta a igualdade.
O golo moralizou os jogadores Trambelos e aos 80 minutos Marco Toipa entrou a alta velocidade na área e foi derrubado por um defesa da equipa da casa. Luís Gomes foi peremptório e apontou para a marca do castigo máximo.
Os adeptos Trambelos depositaram toda a sua confiança no marcador oficial de grandes penalidades e Álvaro não desiludiu e colocou o Lusitano na frente do marcador. Estava consumada mais uma reviravolta dos Trambelos.
A perder, a equipa de Canas de Senhorim, que até então se limitava a defender, tentou reagir mas até ao final os jogadores Lusitanistas conseguiram com muita qualidade guardar a vantagem.
Com esta vitória suada o Lusitano conquistou três pontos importantes que ajudaram a manter a vantagem de cinco pontos sobre o segundo classificado, o Moimenta da Beira.
Lusitano F.C.
87 – Guilherme Maló
4 – João Faro
5 – Álvaro
8 – Marco Toipa
10 – Papy
19 – Marcos ©
20 – Belo
21 – Néné
22 – Hugo Pires
50 – Manú
86 – Luís Costa
Substituições: 22-Hugo Pires por 9-Diogo Braz (60’), 8-Marco Toipa por 44-Miguel Lourenço (83’) e 21-Néné por 13-Cristiano (88’).
Suplentes não utilizados:
1 – João Borges
14 – Paulo Listra
17 – Tiago Henriques
23 – Serginho
Treinador: Rui Cordeiro
Treinador-Adjunto: Tiago Desterro
Treinador GR: Joel Pinto
Massagista: José Gomes
Diretor: José António Lopes
Presidente: António Loureiro
Jogo no Complexo Desportivo nº1, em Canas de Senhorim
Assistência: cerca de 200 pessoas
Árbitro: Luís Gomes
Auxiliares: José Soares e Marco Guerra
Ao intervalo: 1-0
Acão disciplinar:
Cartão amarelo – Luís Costa (21’), Kiko (34’), Marcos (52’), Dominique (60’), Diogo Braz (89’), Guilherme Maló (93’), João Faro (95’)
Cartão vermelho – Nada a registar
Marcadores:
LUSITANO – Álvaro (74’ e 82’)
CANAS DE SENHORIM – Rui Simões (28’)
Foto: Ricardo Ferreira
fonte:Site Lusitano vildemoinhos