quarta-feira, 29 de junho de 2011

Edgar Borges faz balanço da 1ªfase do Lopes da silva

Bases para o futuro
fonte:FPF
No último dia da primeira fase do Torneio Inter-Associações Sub-14 Lopes da Silva, o Treinador Nacional, Edgar Borges, que representa o Coordenador Técnico Nacional do Departamento de Formação, explicou ao fpf.pt como têm decorrido os trabalhos, destacando o empenho de todos ao longo da competição.

O técnico começou por destacar a organização do Torneio elogiando “a grande disponibilidade de todos para o sucesso do certame. “Os elementos técnicos das Associações, assim como os elementos da organização da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Santarém têm sido inexcedíveis e têm proporcionado o bom desenvolvimento de todas as actividades. Encontrámos no Distrito de Santarém excelentes condições que vão desde as unidades hoteleiras até aos campos, o que proporcionou uma boa participação das 22 Selecções Distritais na competição.”

Edgar Borges explicou que “dentro do contexto em que surgiu este Torneio, a disponibilidade e envolvimento de todos foi essencial. Tratou-se de uma competição algo atípica, uma vez que as Selecções Distritais não disponibilizaram do tempo necessário para se preparar convenientemente, devido às condicionantes que a aprovação dos estatutos da FPF envolveu. Nesse sentido, é preciso perceber que do ponto de vista competitivo, este Torneio foi condicionado, mas não deixou de representar um momento fundamental para a criação da futura Selecção Nacional Sub-15”.

O responsável técnico reiterou a importância do Inter-Associações Sub-14. “O objectivo fundamental deste Torneio é procurar os melhores jogadores a nível nacional e que vão representar as futuras Selecções Nacionais. Foram efectuadas observações em todos os jogos e, diariamente, efectuámos reuniões, no sentido de perceber quem são os melhores jogadores.”

A falta de preparação ao longo do ano condicionou a participação de algumas equipas e Edgar Borges defende que “no futuro, vamos ter procurar um melhor enquadramento competitivo. Das reuniões que mantivemos com os vários responsáveis das 22 Associações surgiram várias sugestões de melhoria que são bastante válidas que vamos ter em equação para aperfeiçoar este Torneio. O nosso esforço caminha nesse sentido e tentaremos alcançar o nível registado em anos anteriores.”

Em jeito de conclusão o Treinador Nacional referiu que “o objectivo que presidiu à organização do Torneio Lopes da Silva foi conseguido, pois daqui sairá um lote de 44 jogadores que estará na base da Selecção Nacional Sub-15. É claro que há associações que vão ter maior representação do que outras, fundamentalmente Lisboa e Porto que vão disputar a Final, mas existem jogadores de outras associações que poderão ter a sua oportunidade de mostrar o seu valor.”
 f

Sem comentários:

Enviar um comentário