terça-feira, 28 de janeiro de 2014

NAF GUARDA emite novo comunicado



O Núcleo de Árbitros da Associação de Futebol da Guarda, reunido em assembleia de árbitros, na passada sexta-feira, dia 24 de janeiro de 2014 decidiu o seguinte:
- Fazer uma jornada de solidariedade com o colega agredido e um protesto simbólico com a decisão do Conselho de Disciplina, em que os árbitros não iriam comparecer aos jogos para os quais estavam nomeados.

Esta atitude apesar de não ter sido transmitida por escrito foi comunicada pelo presidente desta direção ao Sr. Artur Batista (secretário geral da AFG no sábado aproximadamente ao meio dia).
Que esta medida não seja vista, pelos demais, como uma falta de respeito ou de consideração para com os restantes intervenientes no nosso futebol/futsal distrital, mas sim como uma “chamada de atenção” para a insegurança e falta de penalização do prevaricador a que todos nós estamos sujeitos. Desta vez foi um árbitro a ser agredido, mas podia ser qualquer um dos restantes intervenientes.
Acerca do assunto em causa, vimos esclarecer (agora que o relatório foi tornado público pelo Sr. Presidente da Direção da Associação de Futebol, Sr. Amadeu Poço), que não podemos tolerar que “uma cabeçada no peito” seja julgada através do artigo 57 - “Da Interferência no jogo”, ao invés do artigo 67 - “Das agressões”. Ao contrário dos clubes, diretores, jogadores e delegados, os árbitros não podem apresentar recurso das decisões/penalizações que não incidam sobre os próprios.
Relativamente ao castigo do Sr. Treinador, vimos reiterar que é geral a opinião de que a pena não tenha sido a ajustada, tal como foi possível ouvir de jornalistas que presenciaram o ato. 
Ainda sobre a penalização que possa decorrer desta atitude, todos os árbitros tomaram esta decisão cientes do risco a que estavam sujeitos, mas motivados pelo facto de a situação ser grave demais para ser esquecida.
O direito à indignação e protesto é um direito que nos assiste, mesmo que daí decorram dificuldades aos demais.
Àqueles que se sintam lesados por esta nossa atitude vimos lamentar que tal dano tenha sido causado.
Sabendo que muitos de vós compreendem a nossa posição.

A Direção
Guarda, 27 de janeiro de 2014

1 comentário:

  1. esse senhor ainda foram poucas pk ele ja a muito tempo k as andava a pedir e nao so ele o sr. silverio pode ser k seja o proximo

    ResponderEliminar