quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Liga 2:Ac.Viseu FC 1 - 1 CD Feirense

Igualdade

Estádio do Fontelo, 2 de outubro de 2013
9ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve)
Ac. Viseu: Hélder Godinho; Tomé, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro e Tiago Rosa; Lourenço, João Martins (João Alves, 64) e Capela; Ouattara (Luisinho, 53), Zé Rui e Cafú (Diogo Alves, 79). Treinador: Filipe Moreira.
Feirense: Marco; Barge, Ícaro, Tonel e Túlio; João Ricardo, Zé Pedro e Tiago Jogo (Marcelo, 88); Jorge Gonçalves (c), Valente (Chapinha, 59) e Porcellis (Ricardo Barros, 71). Treinador: Pedro Miguel.
Golos: Cafú 20 (1-0), Zé Pedro 27 (1-1)

Foi um jogo para reformados! Ouvi esta expressão no público presente no Fontelo e gostei. O adepto em causa referia-se apenas e só à hora a que o jogo se disputou. Só os iluminados deste nosso futebol é que podem marcar um jogo destes para uma quarta feira, em pleno horário laboral, e depois queixarem-se do pouco público. Mesmo assim o Fontelo teve uma casa apresentável tendo em conta os condicionalismos.

Começou por cima o Feirense que logo no primeiro minuto rematou com perigo à baliza academista. Ainda nos primeiros minutos duas situações semelhantes, uma para cada lado, primeiro é Zé Rui que cruza com Ouattara a chegar tarde, depois é Jorge Gonçalves com uma jogada semelhante e até o avançado feirense chegou tarde!

Aos 19 minutos, após um canto, Tonel, que ganha a Paulo Monteiro, desvia para a baliza mas Tiago Gonçalves tira quase sobre a linha de golo. No minuto seguinte golo do Académico, Cafú de cabeça marcou a cruzamento de Zé Rui.

Ao minuto 27 surge o golo do Feirense. Livre lateral de Túlio – muito perigoso nas bolas paradas – a bola bate à frente de Hélder Godinho que apenas consegue defender para a frente, onde surge Zé Pedro a cabecear para a baliza deserta com os centrais a não conseguirem proteger convenientemente o seu guarda redes.

Túlio – lembra-se? – ao minuto 34 na conversão de um novo livre direto obrigou Hélder Godinho a defesa importante e difícil. Se Hélder Godinho não ficou muito bem na fotografia no golo sofrido viria a brilhar a grande altura ao minuto 39 quando Barge cruzou para a cabeça de Porcellis e quando a bola parecia ir irredutivelmente para o fundo da baliza de Hélder Godinho, este saca uma defesa extraordinária mantendo o empate.

Por parte do Académico destaque para uma arrancada impressionante de Capela – que foi o médio mais avançado! – concluída com um passe para Cafú que apenas pecou pela força empregue. Sobre o minuto 45 foi Ouattara que sobre a esquerda fletiu para o meio e rematou junto ao poste, com Marco a controlar.

Na segunda parte domínio claro e inequívoco do Académico de Viseu. Mesmo assim destaque apenas para duas situações. Aos 56 minutos Luisinho – o agitador – a colocar Capela na carreira de tiro mas com este a deixar-se antecipar. Na sequência do canto a bola sobra para Tiago Gonçalves que com a baliza à sua mercê pegou mal na bola e nem rematou nem cruzou, foi pena.

De resto muita vontade, muita garra, mas pouco esclarecimento na hora da verdade. E foi em cima do minuto 90 que Hélder Godinho voltou a brilhar a evitar que o Académico perdesse.

Em suma um resultado justo, se por um lado o Académico dominou, a verdade é que as melhores oportunidades foram do Feirense.

Nota final para a arbitragem de Nuno Almeida que apitou “a pedido” do Feirense. Não interferiu no resultado mas foi muito “habilidoso” na forma como conduziu o jogo.

José Carlos Ferreira, sócio 325 do Académico de Viseu Futebol Clube