terça-feira, 23 de abril de 2013

Futebol - Sub-20 em digressão pela Beira interior

Vencer é sempre importante
Com o Mundial de sub-20 a aproximar-se, os sub-20 lusos tentarão aproveitar ao máximo os jogos com o Uzbequistão.

A Seleção Nacional sub-20 concentrou-se esta segunda-feira na Covilhã, onde cumpriu o único apronto antes da partida de terça-feira (23 de abril) diante da formação do Uzbequistão, agendada para as 19h00, no Estádio Municipal da Guarda.


A Equipa das Quinas treinou no Estádio Municipal Santos Pinto com todos os jogadores disponíveis.

Antes do apronto, pelas 16h00, decorreu a Conferência de Imprensa de apresentação dos dois compromissos dos sub-20 lusos diante da formação uzbeque – o segundo encontro está agendado para o dia 25 de abril (quinta-feira), pelas 16h00, no Complexo Desportivo da Covilhã.

Na Conferência de Imprensa, o diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Pauleta, agradeceu o empenhamento das associações de futebol e das autarquias que acolhem os jogos e pediu o apoio do público português e, em particular, da população da região, destacando “o carinho que as pessoas da Beira Interior dispensam à Seleção”.

Pauleta lembrou a política de descentralização da FPF que tem levado o futebol a vários pontos do País. “Temos efetuado jogos e reuniões, no sentido de levar o futebol a várias regiões”.

Na última fase da segunda etapa de preparação
O treinador nacional, Edgar Borges, referiu que espera jogos difíceis apesar do nome do adversário não ser sonante.

“Trata-se de uma equipa que está qualificada para o Campeonato do Mundo e como tal tem de apresentar qualidade, pois todas as equipas que marcarão presença na Turquia já estiveram numa triagem, que foram as fases de qualificação. É mais um adversário da zona asiática que tem o seu futebol em franca evolução. Têm uma excelente equipa, com qualidade, que se apurou com todo o mérito, pelo que será mais um excelente momento de preparação para o Mundial”, elucidou o técnico que conhece esta equipa da altura em que treinou os sub-17 do Kuwait.

“Estes jogos fazem parte de um planeamento com várias etapas e estes jogos completam o segundo momento de preparação antes da etapa final que começa na preparação para o Torneio de Toulon”, acrescentou.

Edgar Borges defendeu ainda que “ganhar é sempre importante” no sentido de alimentar uma cultura de vitória. “Representa a garantia que estamos a fazer bem o nosso trabalho e que teremos jogadores para o futuro. Isso não significa que ganhemos os jogos todos e em alguns jogos ganhar não é o mais importante. Todos os jogos de preparação são encarados dessa forma: queremos sempre ganhar e se não conseguirmos falharemos um dos objetivos, mas se a avaliação que fizermos em relação à evolução da equipa for positiva não ficaremos tristes”, rematou.

Queremos sentir o carinho do povo português
Tiago Ferreira revelou que no seio do grupo se vive “um ambiente fantástico” e que a equipa está “super motivada”.
“Vamos ter mais jogos de preparação, sempre com o pensamento na vitória. Sabemos que este grupo tem muitas soluções e muita qualidade.”

O capitão de equipa que marcou presença no Mundial da Colômbia, em 2011, considera que é importante contar, neste momento, com o apoio dos portugueses.

“Quando fomos para a Colômbia, partimos como perfeitos desconhecidos e isso uniu-nos, mas penso que é sempre mais importante partir com o carinho do povo do português, sentindo que estarão connosco em todos os momentos”, concluiu.

Associações de futebol e autarquias com a Seleção
O vereador com o pelouro da cultura da Câmara Municipal da Covilhã, Paulo Rosa, lembrou que “não é a primeira vez que a cidade acolhe uma Seleção”, referindo-se ao estágio da Seleção ‘A’ na preparação para o Mundial da África do Sul. Paulo Rosa mostrou toda a disponibilidade para continuar a receber e a apoiar as seleções nacionais. A terminar desejou que os ares da Serra da Estrela “sejam inspiradores” para esta seleção que vai disputar um Mundial.

O presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, Manuel Candeias, destacou a presença das seleções nacionais como “uma das melhores formas mais eficazes de promover e projetar o futebol no distrito”. Manuel Candeias lembrou a qualidade dos eventos que têm ajudado a FPF e a promover e mostrou inteira abertura para continuar a acolher eventos de grande importância.

O presidente da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço, desejou as maiores felicidades para a participação lusa no Mundial de Sub-20. Amadeu Poço considera que a presença da Seleção na Guarda representa uma oportunidade para os seus habitantes verem ao vivo “jogadores de outro gabarito”. “Há a necessidade de incentivar todos os potenciais craques da região vejam aqueles que já o são”, referiu, destacando a importância de trazer a Seleção ao interior do País, que está arredado das principais competições profissionais.
fonte:FPF