quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sub-20- triunfo que relança

A Selecção Nacional Sub-20 jogou esta terça-feira (madrugada de quarta-feira em Portugal continental) a segunda jornada do Grupo B do Campeonato do Mundo Colômbia 2011, diante dos Camarões.
Depois do empate (0-0) na ronda inaugural diante do Uruguai, a Equipa das Quinas partiu para este encontro diante dos vice-campeões africanos com uma táctica diferente e com uma grande ambição em somar os três pontos. Sem poder contar com o castigado Sérgio Oliveira e Sana (com mialgias), Ilídio Vale optou por um esquema táctico de 4x3x3, com Caetano, Alex e Nélson Oliveira e desde cedo a equipa tomou as rédeas do encontro e conseguiu criar situações de perigo.

Domínio lusoOs vice-campeões africanos foram os primeiros a chegar com perigo à área lusa com Christ Mbondi a chegar atrasado a um cruzamento da direita, mas o conjunto luso respondeu de imediato, aos 3 minutos, com um remate de Nélson Oliveira que, após ganhar a posição perante um defensor contrário, rematou muito perto do ângulo superior direito da baliza africana.
Dois minutos volvidos e Nuno Reis já fazia a bola embater na barra da baliza contrária. De cabeça, o central luso quase marcava após um cruzamento da direita de Cédric.
Aos 14 minutos, Caetano libertou-se pela meia-direita e efectuou um excelente cruzamento para a cabeça de Nélson Oliveira que viu Jean Efala negar-lhe o golo com uma excelente defesa - uma grande jogada que merecia melhor sorte.
O merecido golo chegou ao minuto 19Aos 19 minutos, a Equipa das Quinas chegou ao merecido golo. Cédric lançou a a bola em profundidade e Nélson Oliveira aproveitou o corte deficiente de Ghislain Mvom - que foi pressionado por Alex - para, na cara do guarda-redes contrário, efectuar um chapéu de belo efeito que só parou dentro da baliza.
Aos 28 minutos, Nélson Oliveira tentou novamente a sua sorte, mas o remate, forte, saiu ao lado.

Cinco minutos depois, Pelé também tentou a sua sorte, mas o remate acabou por não levar a melhor direcção. Na resposta, o Franck Ohandza teve a mesma "sorte" no remate efectuado.
Portugal perto de ampliar a vantagem
Aos 39 minutos, Portugal desperdiçou uma excelente oportunidade para marcar - Cédric arrancou em velocidade e, mesmo pressionado, conseguiu assistir Pelé no lado contrário - o médio rematou forte, mas por cima.

Consistência lusaCom a vantagem alcançada no primeiro tempo, o conjunto luso controlou o jogo, não dando veleidades ao adversário de criar muito perigo e mostrou grande coesão defensiva.
Aos 63 minutos, após passar por vários adversários, Nélson Oliveira tentou o remate que foi impedido por um defesa contrário.
Os Camarões criaram maior perigo aos 66 minutos de jogo, Yazid Atouba rematou forte e colocado para a defesa da noite - Mika, que se tem apresentado em bom plano neste Mundial, “voou” para uma grande defesa.
Camarões reduzidos a dez unidadesAos 72 minutos, a formação africana ficou reduzida a dez unidades, por expulsão de Ghislain Mvom que pontapeou Caetano no chão após cometer uma falta sobre o próprio. O árbitro paraguaio estava perto do lance e não hesitou na decisão.
Nélson Oliveira, aos 79 minutos, num remate em arco fez a bola sair perto do poste direito.

Até final, registo apenas para a tentativa dos Camarões de chegarem ao empate através de remates de meia distância.

Jogo em diferido na EurosportA partida entre Portugal e Camarões pode ser visto, esta quarta-feira, a partir das 9h58, em diferido, na Eurosport. Pelas 17h00 pode ser visto o resumo (48 minutos) da partida.
Portugal em boa posiçãoCom esta vitória o conjunto luso soma quatro pontos e assume a liderança do grupo. Caso vença o encontro diante da Nova Zelândia, a Equipa das Quinas assegura o primeiro lugar do Grupo B e permanecerá em Cali para os oitavos-de-final.

Clique aqui para consultar a classificação do Grupo B.
Empate entre Uruguai e Nova Zelândia
A selecção do Uruguai entrou mais forte no jogo e teve várias oportunidades para abrir o marcador na primeira parte, mas encontrou um obstáculo intransponível no guarda-redes neo-zelandês, Stefan Miranovic - que se tem cotado como uma das figuras do Grupo B.
No segundo tempo, aos 57 minutos, a Nova Zelândia surpreendeu com Andrew Bevin a concluir, de cabeça, uma boa jogada.
Na resposta, o Uruguai criou de novo perigo, mas Stefan Miranovic voltou a brilhar. Em contra-ataque, Dakota Lukas, as 62 minutos testou o guardião da equipa “celeste” que defendeu para  canto, numa altura, em que o bem composto Estádio Olímpico Pascual Guerrero já se preparava para festejar o segundo golo da Nova Zelândia.
Aos 72 minutos de jogo, o Uruguai alcançou o empate por intermédio de Adrian Luna que concluiu, com um remate cruzado à saída do guarda-redes, uma boa jogada do ataque sul-americano.
Os uruguaios - que tiveram 58% de posse de bola e 38 remates ao longo de toda a partida - pressionaram muito nos últimos minutos os campeões da Oceânia, que apenas por uma vez tentaram o golo através de um  remate de fora da área.

FICHA DE JOGO Campeonato do Mundo Sub-20 Colômbia 2011
2ª Jornada do Grupo B
Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali
Assistência: Cerca de 28 000 espectadores.
Árbitro: António Arias (Paraguai).
Árbitros Assistentes: Carlos Cáceres e Milciades Saldivar (Paraguai).
Quarto-Árbitro: José Buitrago  (Colômbia).
Portugal 1-0 Camarões (1-0, ao intervalo)
Portugal: Mika; Cédric, Nuno Reis - Cap., Roderick e Luís Martins (Mário Rui, 45'); Danilo, Pelé e Júlio Alves (Ricardo Dias, 69'); Caetano (Baldé, 82'), Alex e Nélson Oliveira.
Suplentes não utilizados: Luís Ribeiro, Tiago Maia, Tiago Ferreira, Rafael Lopes e Sérginho.
Treinador: Ilídio Vale.
Golos: Nélson Oliveira (19').
Disciplina: Cartão amarelo a Alex (24'), Luís Martins (29') e Caetano (42').

Camarões: Jean Efala - Cap.; Serge Tchaha, Banana Yaya, Ghislain Mvom e Ambroise Oyongo; Eric Nyatchou, Franck Kom, Emmanuel Mbongo (Maxime Mengue, 74') e Clarence Bitang (Yazid Atouba, 47'); Franck Ohandza e Christ Mbondi (Yannick Makota, 62').
Suplentes não utilizados: Thierry Tangouantio, Eric Ngana, Idriss Nguessi, Jushua Mbuluba, Yann Songoo, Herve Mbega e Eric Same.
Treinador: Martin Ndtoungou.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo para Franck Kom (30') e Serge Tchacha (88'); Cartão vermelho a Ghislain Mvom (71').
CLASSIFICAÇÃO
Grupo B
Equipa                        J    V    E    D    GM   GS      Pts
Portugal                     2    1    1    0       1       0        4
Nova Zelândia           2    0    2    0       2       2        2
Uruguai                       2    0    2    0      1       1         2
Camarões                  2    0    1    1      1        2        1
fonte:FPF

Sem comentários:

Enviar um comentário