Numa edição encarada como um Mundial 'caseiro', a Seleção Nacional feminina iniciou a caminhada na XXII Algarve Cup diante de uma das seleções mais competitivas do torneio e perdeu por 1-0.


As portuguesas enfrentaram a forte seleção gaulesa com grande determinação. Correram muito, procuraram sempre o contra-ataque e mantiveram o jogo equilibrado até aos 64 minutos, momento em que Eugénie Le Sommer alterou o marcador, dando a vitória à França.

Francisco Neto em discurso direto
"Antes de mais, gostaria de agradecer a presença deste público fantástico. Foi importante sentir o apoio deles e sei que voltarão a ser importantes no jogo de sexta-feira, diante do Japão, por isso espero que apareçam no Estádio Algarve. Em seguida, dizer que, como português, estou muito orgulhoso da nossa seleção. Jogámos contra a 3.ª classificada do ranking FIFA, uma seleção muito poderosa e fomos capazes de anular os pontos fortes da França. Tenho de destacar a entrega fantástica da minha equipa, porque foi capaz de jogar de forma coletiva, unida e sem nunca desistir.

Sabíamos do potencial da França, mas fomos humildes, defendemos de forma notável e conseguimos tardar ao máximo o golo adversário. Tentámos fazer o nosso golo, sobretudo em transições rápidas, mas não conseguimos. Estamos a crescer, esse é o nosso principal objetivo, por isso se nos próximos jogos conseguirmos estar mais confortáveis com a bola e se conseguirmos ser mais rápidas, penso que estaremos a dar um passo à frente nesta nossa evolução.

O Japão foi surpreendido (ao perder 2-1 com a Dinamarca), mas não deixa de ser o campeão mundial. A prestação no jogo de sexta-feira vai depender muito da nossa capacidade de recuperação, porque o curto espaço de tempo entre estes dois grandes jogos poderão não permitir que estejamos ao mais alto nível. Espero, mais uma vez, que nos apresentemos de forma coletiva."

O jogo ficou marcado pela presença da madrinha do torneio, Sara Matos. A jovem atriz subiu ao relvado do Estádio Municipal da Bela Vista momentos antes do apito inicial, para dar o pontapé de saída e motivar a Equipa das Quinas. O gesto também entusiasmou a equipa e os adeptos franceses que encheram as bancadas do estádio.



Mónica Mendes distinguida
A internacional portuguesa recebeu das mãos do vice-presidente, Humberto Coelho, a placa relativa às 25 internacionalizações, marco alcançado no derradeiro encontro de preparação diante da Suíça, no passado dia 12 de fevereiro, em Santa Maria da Feira. Outro momento alto do primeiro jogo da seleção lusa na Algarve Cup 2015.



Ficha de jogo
XXII Algarve Cup
1.ª jornada, Grupo C
Estádio Municipal da Bela Vista, Parchal

Árbitra: Maria Carvajal (CHI).
Árbitras assistentes: Janette Arcanjo (BRA) e Loreto Toloza (CHI).
Quarta-árbitra: Liang Qin (CHN).

Portugal 0-1 França (0-0, ao intervalo)

Portugal: Patrícia Morais, Matilde Fidalgo, Carole, Sílvia Rebelo, Regina Pereira, Dolores Silva, Cláudia Neto - cap., Vanessa Marques, Ana Borges, Andreia Silva (Patrícia Gouveia, 57') e Carolina Mendes (Mafalda Marujo, 79').
Suplentes: Neide Simões, Mónica Mendes, Edite, Diana Silva, Fátima Pinto, Laura Luís, Filipa Rodrigues e Matilde Figueiras.
Treinador: Francisco Neto.
Golos: nada a assinalar.
Disciplina: nada a assinalar

França: Méline Gérard, Laura Boulleau, Sabrina Delannoy - cap., Kenza Dali, Jessica Houara, Camille Abily (Amandine Henry, 75'), Élodie Thomis (Claire Lavogez, 51'), Élise Bussaglia, Marie-Laure Delie (Gaëtane Thiney, 51'), Annaïg Butel e Eugénie Le Sommer (Kadidiatou Diani, 75').
Suplentes: Emmeline Mainguy, Sarah Bouhaddi, Wendie Renard, Sandie Toletti, Auréli Kaci, Griedge M'Bock Bathy, Marine Dafeur e Kheira Hamraoui.
Treinador: Philippe Bergeroo.
Golos: Eugénie Le Sommer (64').
Disciplina: Cartão amarelo a Annaïg Butel (18'), Laura Boulleau (81').
fonte:FPF