sábado, 17 de agosto de 2013

Feminino:Fundação Laura santos apresenta-se


FLS

A equipa de futebol feminino da Fundação D. Laura dos Santos começou já a preparar a nova época desportiva, com um objectivo bem claro e definido: regressar à 1.ª Divisão Nacional. Paralelamente, a equipa de Moimenta da Serra vai apostar na realização de treinos de captação com o objectivo de atrair jovens atletas que, no futuro, possam municiar e valorizar a equipa principal.
A nova época tem início marcado para dia 26 de Agosto, com a realização de um estágio de três dias. Joaquim Serambeque continua a ser o treinador principal, tendo como adjuntos Fernando Santos e Jorge Pina. O plantel mantém a estrutura da época passada, apesar da saída (já aqui noticiada) de Filipa Rodrigues para o Ouriense.

A apresentação da equipa moimentense terá lugar na tarde de 15 de Setembro, no Estádio Municipal de Gouveia, frente a um adversário ainda por definir. O início do Campeonato Nacional de Promoção de Futebol Feminino está agendado para o dia 29 de Setembro, mas deverá ser antecipado para o dia anterior já que nessa data realizar-se-ão as eleições Autárquicas.
“Fundação, uma equipa
apetecível para se jogar”
Preparando o início da nova época, Direcção, treinador e atletas reuniram-se, no passado dia 31 de Julho, nas instalações da Fundação D. Laura dos Santos, em Moimenta da Serra. Antes de se juntarem num jantar-conívio, os responsáveis pelo clube e as jogadoras acertaram alguns pormenores tendo em vista a preparação e início da temporada.
“É normal que, no início de uma nova época, se definam objectivos e, no nosso caso, o objectivo passa pela subida de divisão”, afirmou Rui Reis, admitindo que a época anterior e a forma como a equipa acabou por ser despromovida lhe deixaram “um amargo de boca”. Considerando que “não podemos falar da descida de divisão, sem falarmos das lesões que nos apoquentaram”, o presidente da Direcção da Fundação sublinhou a intenção de “na nova época, termos um trabalho diferente daquele que foi feito na temporada anterior”. Salientando que “a Fundação D. Laura dos Santos é uma entidade que gosta de estar no topo”, o mesmo responsável disse que, “dentro deste espírito, o objectivo para a nova época só pode passar pela subida de divisão, ou seja, recolocar a Fundação no topo do futebol feminino”.
Paralelamente aos objectivos desportivos, Rui Reis evidenciou ainda a sua satisfação por “nos apresentarmos em qualquer lado do país, com um grupo educado e simples e que deixa uma boa imagem”.
Apesar dos objectivos ambiciosos, o dirigente salientou que “a Fundação nunca entrou em loucuras, nem o irá fazer na nova época”, afastando a possibilidade de pagamento de remunerações a atletas e lembrando que “a Fundação é uma equipa apetecível para se jogar”.
Destacando a aposta no recrutamento de jovens atletas que possam vir a representar a equipa no futuro, Rui Reis também manifestou a sua satisfação pelo facto de “a maior parte das jogadoras da época estar unida em torno da ideia de ficar e de lutar pelo objectivo que é a subida de divisão”.
Ao nível da equipa técnica da equipa, o dirigente confirmou a continuidade de Joaquim Serambeque e Fernando Santos, aos quais se junta agora Jorge Pina, que além de “técnico com qualidade” é também “o principal responsável pela parte directiva da Fundação D. Laura dos Santos”. Também Sílvia Rebelo, atleta e funcionária da instituição e ‘capitã’ de equipa irá assumir responsabilidades ao nível do recrutamento de jovens atletas, juntamente com o já referido Fernando Santos.
“Houve treinadores a ligar, disponibilizando-se para treinar a Fundação, mas a equipa técnica está formada. Há correcções a fazer e certamente que iremos conseguir o objectivo que passa pelo regresso à 1.ª Divisão Nacional”, afirmou ainda Rui Reis.
“Região precisa de uma
equipa na 1.ª Divisão”
Na já referida condição de responsável pela vertente desportiva da Fundação D. Laura dos Santos, mas também como novo membro da equipa técnica, Jorge Pina também destacou a aposta na formação. “Era uma lacuna que já tinha sido detectada e que agora vamos tentar colmatar, procurando atrair jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos de idade”, afirmou, destacando o papel de Sílvia Rebelo neste processo que pretende alargar o âmbito de recrutamento de novas atletas.
Depois, foi a vez de Joaquim Serambeque dirigir algumas palavras às suas atletas. “O objectivo é subir de divisão. Não será fácil, mas nada na vida é fácil”, referiu o treinador, destacando a importância de formar um plantel que “não ‘abane’ com duas ou três lesões”, algo que se verificou na época transacta. “Este ano temos o Jorge Pina connosco e, certamente, será mais uma pessoa a ajudar”, referiu Joaquim Serambeque convicto de que “as indefinições ainda existentes em termos de plantel serão resolvidas em breve”.
Ainda em relação à época anterior, o treinador assumiu as responsabilidades da descida de divisão, rejeitando refugiar-se nas lesões que, de facto, condicionaram, e muito, a equipa. “Espero que esta época corra muito melhor. Temos de voltar ao nosso lugar”, referiu, considerando que “esta região precisa de uma equipa na 1.ª Divisão Nacional” e que as suas atletas “têm valor para lá estarem”.
Refira-se que neste regresso ao Campeonato de Promoção – escalão secundário do futebol feminino português – a equipa da Fundação D. Laura dos Santos irá medir forças com outras equipas da região, entre as quais outras duas do distrito da Guarda: o seia Futebol Clube, agora orientado poe César Fernando, e a Guarda unida, equipa que se estreia na prova sob a orientação do técnico Adelino Guerra.
Plantel ainda em aberto
No convívio realizado na tarde do passado dia 31 de Julho, em Moimenta da Serra, foi notada a ausência de Inês Silva, atleta mais conhecida por ‘Chumbito’ e que, como se conta noutra página deste jornal, esteve ao serviço da Selecção Nacional Sub-17. De resto, estiveram presentes as restantes atletas que, para já, constituem o plantel e que são as seguintes: Guarda-redes: Marta Cova e Inês Figueiredo; Defesas: Kau, Vanessa Borges, Marcinha Rebelo, Mónica Silva e Sara Cardoso; Médias: Sílvia Rebelo, Katita, Inês Silva (‘Chumbito’), Maria João, Bia (ex-Guarda Unida) e Sandra Rita. Avançadas: Pipa e Joana Maia.
Naquele mesmo dia ficou a saber-se que Amélia Martins deixou de fazer parte do plantel, tudo indicando que vá representar a equipa do Viseu 2001. Antes, Filipa Rodrigues já rumara ao Campeão Nacional, a equipa do Ouriense.
Ainda em relação à equipa da Fundação D. Laura dos Santos, o plantel continua em aberto, não estando descartada a possibilidade da entrada de novas atletas.
Treinos de captação em
Gouveia, a 31 de Agosto
Como se destaca no texto principal, uma das novidades da nova época, na Fundação D. Laura dos Santos, é a aposta na formação. Nesse sentido no próximo dia 31 de Agosto, pelas 16,30 horas, irão decorrer no estádio Municipal de Gouveia os treinos de captação de novas atletas, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos.
O treinador adjunto Fernando Santos e a ‘capitã’ e internacional Sílvia Rebelo irão orientar este grupo que se propõe, fundamentalmente, recrutar jovens jogadoras que, no futuro, possam vir a representar a equipa principal.
In:Notícias de Gouveia