quarta-feira, 4 de julho de 2012

Sub 19-Igualdade frente á Turquia

Está cumprida a estreia da Selecção Nacional Feminina Sub-19 no Campeonato da Europa Turquia 2012. A formação lusa defrontou a anfitriã da prova, numa partida que terminou com um empate a zero bolas.
Nem o avançar da hora nem a alta temperatura que se fazia sentir aquando o início de jogo parecem ter afectado as comandadas de José Paisana, que se instalaram no meio-campo turco assim que soou o apito inicial. Já a rapidez em sair em contra-ataque parecia ser o principal obstáculo a ultrapassar pela Equipa das Quinas.

Depois de 20 minutos intensos e de jogadas rápidas, Portugal passou por um período de maior desconcentração, permitindo que a equipa turca avançasse no terreno e criasse mais ocasiões de golo. Numa dessas jogadas, a bola ainda entrou na baliza defendida por Bárbara Santos, mas a posição de fora-de-jogo de Filiz Isikirik impediu que o marcador avançasse.
Para a formação lusa valiam os sprints de Fátima Pinto pela esquerda e de Tatiana Pinto pelo centro, os quais terminaram com Rita Fontemanha a errar o alvo e Mélissa Gomes a atirar à figura, respectivamente. Já perto do minuto 44, Filiz voltou a protagonizar uma das jogadas mais perigosas, tendo atirado ao lado do poste luso.
Apesar de, mais uma vez, entrar de forma organizada na partida, a Equipa das Quinas parecia algo nervosa, permitindo espaços à entrada da área aproveitados da melhor forma pela suspeita do costume, Filiz. A avançada turca isolou Elif Deniz que falhou o alvo por escassos centímetros.
O lance despertou as comandadas de José Paisana que viram a barra negar-lhes o golo à passagem do minuto 64, depois de um livre cobrado por Tatiana Pinto. Na jogada imediatamente seguinte, foi a vez de Mélissa Gomes, isolada na área, deixar escapar a bola.
O desgaste físico provocado pela temperatura e humidade elevadas não impediram as duas equipas de lutarem pela vitória até aos instantes finais, com lances de ataque divididos.
No outro encontro do grupo A, que opôs a formação dinamarquesa à romena, a formação orientada por Randa-Bolt venceu a Roménia pela margem mínima, ocupando o primeiro posto da classificação.
O segundo encontro do Europeu será disputado na próxima quinta-feira, dia 5 de Julho, com Portugal a defrontar a Roménia pelas 21h30 (locais), no World of Wonders Football Centre.
Ficha de JogoFase final do Campeonato da Europa Turquia 2012
1ª jornada Grupo A
Mardan Sport Complex, Antalya
Árbitra: Anastasia Pustovoitova (Rússia).
Árbitras assistentes: Tiina Hyttinen (Finlândia) e Gergana Vidova (Bulgária).
4ª Árbitra: Stéphanie Frappart (França).
TURQUIA 0-0 PORTUGAL (0-0, ao intervalo)
Turquia: Selda Akgoz; Didem Karagenç - cap., Esra Teskan, Emine Demir, Eda Karatas; Leyla Güngör, Melisa Ertürk (Emine Esen, 56'), Fatos Yildirim (Eda Duran, 90'+2'), Sevgi Çinar, Elif Deniz (Ebru Topçu, 70'); Filiz Isikirik.
Suplentes: Gokçem Can, Merve Aladag, Yasam Göksu e Gülbin Hiz.
Treinador: Taygun Erdem.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Nada a assinalar.
Portugal: Bárbara Santos; Fátima Pinto, Filipa Rodrigues, Mónica Mendes, Matilde Fidalgo;  Mariane Amaro (Joana Carneiro, 60'), Tatiana Pinto, Rita Fontemanha - cap.; Micas (Jéssica Silva, 73'), Vanessa Malho e Mélissa Gomes (Diana Silva, 71').
Suplentes: Daniela Pereira, Andreia Norton, Naná e Stefanie Barcelos.
Treinador: José Paisana.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Bárbara Santos (67').
©FPF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário