domingo, 8 de julho de 2012

Sub-19-Derrota mas vamos ás meias finais

E a história da Selecção Nacional Feminina Sub-19 tem um novo capítulo, depois garantida, este domingo, a presença nas meias-finais do Campeonato da Europa Turquia 2012.
No terceiro e último encontro do Grupo A, as comandadas de José Paisana defrontaram a Dinamarca, num encontro decisivo para as aspirações lusas nesta prova. Com um empate a dominar o primeiro tempo, foi já na segunda parte que a formação nórdica chegou à vantagem, através de uma grande penalidade.
Mesmo tendo encerrado a fase de grupos com uma derrota, a Equipa das Quinas marcará presença nas meias-finais de um Europeu, pela primeira vez na história do Futebol Feminino português, onde defrontará a Espanha, primeira classificada do Grupo B.

Se algum favoritismo houvesse para a Dinamarca antes de soar o apito inicial, esse estatuto ficou diluído assim que a partida começou, ficando claro que, como havia feito até ao momento, Portugal apresentaria um jogo aberto.
Mas a Dinamarca não estava disposta a entregar a partida e na primeira oportunidade que teve para chegar à baliza lusa fê-lo de forma certeira, tendo Matilde Fidalgo negado o golo a Camilla Andersen, mesmo em cima da linha. Galvanizadas pela iminência do golo, dois minutos volvidos, as dinamarquesas obrigaram Bárbara Santos a uma nova defesa, já em esforço.
Com as duas formações a apresentarem um jogo rápido e fluído, a única peça que parecia faltar era o golo, que Jéssica Silva teve nos pés à passagem da meia-hora de jogo, depois de um arranque pela esquerda sem qualquer oposição. O remate passou muito próximo do poste adversário e, na jogada seguinte, foi a vez de a guardiã lusa mostrar as suas credenciais ao sacudir a bola para fora da área da Equipa das Quinas.
O empate a zero bolas parecia não agradar a nenhuma das formações, pelo que, assim que a partida recomeçou, a intensidade e a fluidez nas jogadas mantiveram a qualidade do encontro.
Já com Naná em campo, a cumprir a sua primeira internacionalização pela Equipa das Quinas, as comandadas de José Paisana voltaram a ver o golo muito próximo, depois de Tatiana Pinto converter o pontapé de canto e, com alguma confusão à mistura, a bola ser desviada em esforço por Maria Christensen.
Prova da determinação que ambas as equipas punham em cada jogada, a resposta nórdica não se fez tardar e, uma vez mais, a guardiã da formação lusa não desiludiu, saindo dos postes e "encaixando" a bola com segurança.
Numa altura em que as oportunidades pareciam suceder de forma equilibrada, a Dinamarca conseguiu chegar à vantagem, através da conversão de uma grande penalidade, por alegada mão na bola dentro de área de Mónica Mendes.
O golo da formação orientada por Randa-Bolt não diminuiu em nada as Sub-19 lusas que continuavam a pressionar alto as adversárias, pertencendo as melhores oportunidades a Vanessa Malho, apoiada pela recém-entrada Diana Silva.
A emoção manteve-se até final com o conjunto luso a mostrar-se um adversário à altura das capacidades e experiência nórdica, investindo até ao apito final da partida.
Beneficiando do empate a uma bola no encontro entre a Roménia e a Turquia, apesar da derrota, a Selecção Nacional Feminina Sub-19 teve motivos de sobra para festejar a presença nas meias-finais do Campeonato da Europa Turquia 2012.
Ficha de JogoFase final do Campeonato da Europa Turquia 2012
3ª jornada Grupo A
World of Wonders Football Centre, Antalya
Árbitra: Stéphanie Frappart (França).
Árbitras assistentes: Michelle O'Neill (Rep. Irlanda) e Katarzyna Wojs (Polónia).
4ª Árbitra: Zuzana Kovacova (Eslováquia).
PORTUGAL 0-1 DINAMARCA (0-0, ao intervalo)
Portugal: Bárbara Santos; Matilde Fidalgo, Mónica Mendes, Filipa Rodrigues, Fátima Pinto (Naná, 45'); Rita Fontemanha - cap., Tatiana Pinto, Vanessa Malho; Jéssica Silva (Micas, 61'), Mélissa Gomes e Mariane Amaro (Diana Silva, 79').
Suplentes não utilizadas: Daniela Pereira, Stéfanie Barcelos, Andreia Norton, Joana Carneiro, Diana Silva.
Treinador: José Paisana.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo a Tatiana Pinto (23'), Filipa Rodrigues (71') e Mónica Mendes (75').
Dinamarca: Maria Christensen; Nikoline Frandsen, Stine Pedersen, Luna Gewitz, Mie Jans, Caroline Rask - cap., Julie Jensen; Christina Bovbjerg (Marie-Louise Knudsen, 78'), Karoline Smidt Nielsen, Karoline Nielsen (Anna Fisker, 60') e Camilla Andersen (Carola Schneider, 87').
Suplentes não utilizadas: Josefine Alberts, Rikke Ilkjær, Caroline Fahnøe,
Pernille Madsen.
Treinador: Soren Randa-Bolt.
Golos: Camilla Andersen (gp, 75').
Disciplina: Nada a assinalar.
fonte:FPF

Sem comentários:

Enviar um comentário