terça-feira, 23 de agosto de 2011

João Borrego em entrevista


FutebolBeiras(FB): Como viu o jogo que realizou com este Meda que subiu este ano ao Nacional da 3ª Divisão?
João Borrego(JB): É uma equipa em construção, existem algumas dificuldades tanto no plantel como na sua estrutura. Visto que a Série B vai trazer mais dificuldades, no entanto também é aquela que tem os melhores,
sendo uma série de elevado grau em que precisa de uma maior qualidade de jogadores, uma maior disponibilidade e uma cultura táctica, que para os jogadores da Meda vai ser bom estarem envolvidos na mesma.
A equipa da Meda tem algumas dificuldades visto que não pode ter 25 a 26 jogadores com a mesma qualidade e neste momento está apostar nos jogadores de formação e isso poderá ser um erro que virá pagar, mas confio nas pessoas que estão à frente e desejo-lhes que consigam alcançar a manutenção para que para o ano continuem na mesma ou na Série C, no geral que façam um campeonato acima das expectativas.
FB: Como se vê a treinar a sua equipa, sendo uma pessoa e treinador desta região?
JB: É completamente distinto, pois estou a treinar uma equipa pertencente à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), temos um campeonato fortíssimo já que os adversários andaram muitos anos a jogar na 2ª Divisão B, posso dar alguns exemplos o Malveira, o Odivelas e o Vilafranquenses, são clubes com dimensão enorme e que não tem nada a ver com esta 3ª, existe uma qualidade extrema a nível de jogadores, para exemplo este ano vou ter no clube 8 a 9 jogadores formados nas escolas do Sporting e Benfica em que fizeram a formação ate ao último ano de juniores e isso é uma qualidade enorme a nivel técnico e táctico em que foi um trabalho já conseguido e desenvolvido.
A minha ascensão como treinador lá tem sido fantástico, visto que em três anos consecutivos, três subidas não podia ser melhor e estou a continuar para que no fim desta época consiga ir novamente ao pódio.
FB: Já que tem tido tão boa ascensão como treinador, as suas pretensões futuras podem ser chegar a uma 1ª Liga?
JB: Trabalho todos os dias para ser cada vez melhor, mas sei que não é fácil atingir esse patamar por várias razões pela minha vida profissional e não ter muita disponibilidade para abarcar algo grandioso. Já tive vários convites de equipas da 2ª Divisão B, mas não aceitei pela minha vida profissional, mas se me aparecer algum convite aliciante não possa pedir um ano de licença sem vencimento e arriscar já que é uma coisa de que gosto e desde pequenino que futebol é a minha paixão e trabalho todos os dias para isso.
FB: Com tão boa carreira que está a ter, teria capacidade para vir para a região centro, por exemplo para o Meda, e conseguir levar a equipa a divisões superiores?
JB: Neste momento estou numa região fortíssima, os clubes ali perto vivem momentos difíceis a nível económico, mas com uma enorme qualidade humana e matéria-prima que existe muito mais que nesta região e por isso de se ter que pagar caro essa mesma, visto que os jogadores aqui têm de se deslocar e fazer muitos quilómetros para virem treinar, lá todos os jogadores são de um raio de 5 a 10 Km.
Chegar ao pódio para mim com o clube da Meda, clube este de coração que gosto, foi onde me formei e voltarei certamente um dia a treinar com todo o gosto, mas neste momento os projectos passam pelo Sul e Centro onde estou radicado e onde tenho a minha vida profissional e familiar enraizada.
FB: Na sua equipa quais as ambições para o futuro?
JB: As ambições quando aceitei este projecto com a equipa da Sanjoanense, foi através do director desportivo do Odivelas que lhe prometi que em três anos colocava o clube na Honra e isso foi conseguido, este ano temos um plantel que acho meio fortíssimo mas bastante capazes de surpreender e quem sabe um off sider pela liderança da tabela classificativa da nossa divisão, apesar de existirem outras equipas bem mais fortes que a minha e essas é que são as candidatas, no entanto nós vamos tentar por fora estragar a festa a esses pretendentes, porque tenho jogadores de grande qualidade e acredito também no meu trabalho e acredito nas pessoas e estrutura que tenho comigo, se ainda por fim conseguir chegar à 3ª Divisão melhor ainda é, porque é um marco e honra de o alcançar como já foi este de chegar à Honra de Lisboa.
FB: Tem o sonho muito elevado em conseguir levar esta equipa o mais longe possível?
JB: No clube que estou sei que é muito complicado chegar mais do que uma 3ª Nacional, pela infra-estrutura do clube, a sua dimensão e de notar que há dois anos se estava na segunda Divisão Distrital e agora alcançamos a Honra, tudo isto tem de se cimentar e estruturar e o trabalho que tenho desenvolvido tem sido acarinhado por todos ate pela AFL, visto que ter conseguido três subidas seguidas não é fácil e logo mais numa Associação tão forte como é aquela em que estou inserido, mas tudo isto aconteceu à sorte que tenho tido e ao empenho dos jogadores que tenho tido nas minhas fileiras.
FB: Os jogadores que têm no seu plantel são os adequados para alcançar os objectivos a que se propôs?
JB: Para mim os jogadores são fantásticos já me acompanham há três anos e todos os objectivos proposto temos alcançado com êxito. No inicio ninguém fazia prever que isto poderia ser possível alcançar com praticamente todo o plantel termos subido três vezes consecutivas. Muitos dos jogadores que possuo no plantel já lhes disse que tinham e têm qualidade para jogarem numa 2ª Divisão ou numa Orangina e se continuarem a trabalhar como o tem feito não deixo de o continuar afirmar. Se todos eles e eu incluído continuarmos a trabalhar como temos feito ate agora, vamos alcançar os objectivos a que nos propusemos e será fácil de alcançar como fizemos ate agora.
FB: Quais os desejos que deixa para os clubes da região da Guarda e para este Meda?
JB: Gosto deste distrito da Guarda, principalmente da Meda visto ser de cá, mas em todo o distrito nas equipas que joguei tenho amigos e grandes Homens e o que desejo é que continuem apostar forte no futebol distrital que seja uma divisão mais competitiva e que atraia mais jovens a praticar desporto, que a formação de escolas consiga alcançar o que está começar agora e não tenham medo de apostar nos jovens. Eu comecei com juniores e apostei forte mente nisso e não me arrependo do que fiz, porque é neles que está a virtude e a capacidade de crescerem e está o futuro, não é apostar em estrangeiros duvidosos e é como tudo chegamos a uma certa idade temos de dar o lugar aos mais jovens, comigo foi o mesmo tinha 33 anos e retirei-me para dar lugar aos outros.
Felicidades para todos os clubes.

Sem comentários:

Enviar um comentário