sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Conversa com Rodrigo Fonseca, técnico da Fundação D.Laura Santos

Reportagem de António Pacheco
FB-Abriu-se uma nova etapa na sua vida de treinador, agora como novo técnico da Fundação D.L.Santos, um desafio aliciante?
RF-Sem dúvida! É uma nova etapa, um passo em frente para uma realidade bem diferente não só ao nível do escalão (passar de camadas jovens para seniores), mas também pela liderança de um grupo de atletas feminino. De qualquer forma, esta oportunidade representa um desafio bastante aliciante, ambicioso e também motivador, o qual não podia recusar. Já que estamos a falar nesta transição, quero aproveitar a oportunidade para agradecer aos meus antigos colegas de direcção da Escola de Desporto de Gouveia, que ao longo destes últimos anos me proporcionaram todas as condições para que pudesse desenvolver o meu trabalho, aos pais dos meus antigos atletas que foram incansáveis no apoio prestado, e por último aos meus jogadores, que foram a face visível do trabalho desenvolvido, e aos quais desejo do fundo do coração os maios sucessos não só desportivos, mas também pessoais e profissionais. Uma palavra também para o Conselho de administração da F.L.S. que na pessoa do seu presidente, Dr. Rui Reis, me endereçou este convite, o qual me enche de orgulho, honra e claro, responsabilidade.

FB-Sente que vai ter um enorme peso nas costas? Dado que é o nacional da 1ªdivisão?
RF-É um facto que é uma responsabilidade acrescida, mas ao mesmo tempo isso também torna esta experiência ainda mais atraente. A F.L.S. teve uma passagem pela 1ª divisão há 2 épocas atrás, que terminou com uma descida de divisão um pouco frustrante, uma vez que numa época cheia de condicionantes (nomeadamente lesões graves de 2 atletas titulares, como era o caso da Sílvia Rebelo e da Sandra Rita), conseguiu manter-se na luta pela permanência até ao último jogo do campeonato. Este ano, o objectivo é claramente a manutenção, e estamos em crer que se tudo correr conforme o planeado, e se tivermos a sorte de não ter lesões graves como há 2 anos atrás, este objectivo está ao nosso alcance.
FB-Como vê o futebol feminino a nível nacional? E a nível distrital?
RF-A nível nacional nota-se claramente uma evolução de há uns anos a esta parte. O mais recente exemplo dessa evolução, ocorreu esta semana com o apuramento inédito de uma equipa Portuguesa de futebol feminino (Ouriense, a quem aproveito desde já para endereçar os parabéns a toda a sua estrutura) para a fase de grupos da liga dos campeões. 
Já ao nível distrital, verifica-se uma diferença muito grande entre as equipas. Ao nível do campeonato de promoção, a primeira fase é muito desequilibrada, registando-se muitas goleadas e pouca competitividade. No entanto, há um factor positivo que se prende com o aumento do número de atletas femininas interessadas em praticar futebol, em detrimento de outros desportos colectivos (e não só).
FB-Decerto que a esta altura já terá a nova temporada estruturada?
RF-Sim, a nova equipa técnica (que é constituída por mim, pelo Vítor Graça que será o treinador adjunto e ficará encarregue da parte física, e pelo Fernando Santos que transita do ano anterior e será responsável pelo treino das Guarda Redes) vai iniciar as suas funções na 3-f, dia 19 de Agosto. O início do campeonato está previsto para o dia 21 de Setembro, dia em que recebemos o Cesarense em casa.
Até lá iremos treinar 3 a 4 vezes por semana, tendo também programado um estágio de 5 dias com treinos bi diários, e ainda alguns jogos treinos, cujas datas e locais estão a ser ultimados. 
FB-Pelo que analisou da sua nova equipa, tem projetado algumas alterações a nível de plantel?
RF-Sim. As alterações prendem-se com reforços e não com dispensas. Era minha intenção contar com todas as jogadoras que no ano passado foram campeãs, mas infelizmente não me vai ser possível, pois a Marta Cova, por motivos profissionais, encontra-se fora do país. Este ano, o nosso objectivo é ter um plantel com 23/24 jogadoras, uma vez que a exigência, a competitividade e a própria duração do campeonato é bastante diferente do campeonato de promoção. Assim sendo, já temos alguns reforços confirmados, e também iremos ter algumas atletas à experiência durante as primeiras 2 semanas de treino. Quando o plantel estiver fechado, iremos então divulgar a constituição do mesmo.
FB-O Nacional da 1ªdivisão vai ser bastante atrativo, pois é visto como montra?
RF-Sim, é óbvio que a 1ª divisão serve como montra e possibilita que as atletas se valorizem. Em relação ao grupo da F.L.S. há uma perfeita noção dessa realidade, mas acima disso, o grupo está focado em conseguir aquilo que há 2 anos lhes escapou por um triz: a manutenção. Esse sim é o objectivo que mais atrai as jogadoras da F.L.S.
FB-A Fundação tem sido um bom viveiro de estrelas ? Comente.
RF-Sim, é verdade que há jogadoras que hoje são reconhecidas nacional e internacionalmente e cuja origem futebolística está associada à F.L.S. O caso da Ana Borges será porventura o mais exemplificativo, pelo facto de jogar em equipas de renome internacional e de ser presença assídua na selecção Nacional. No entanto há outros casos, como a Sílvia Rebelo (cujo amor incondicional que sente pela FLS a fez recusar várias propostas de outras equipas) que antes da lesão também era convocada regularmente para a Selecção – e que agora está novamente nos planos do Selecionador Nacional, integrando já a convocatória da próxima semana – a Filipa Rodrigues, que antes de ingressar no Ouriense passou por cá, a Chumbito, que também tem sido chamada várias vezes às selecções, e ainda outras atletas com convocatórias. Por isso, é com orgulho que podemos dizer que a F.L.S. sendo a única equipa do interior do país a competir ao nível da primeira divisão, tem sabido potenciar e valorizar as suas jogadoras.
FB-A nível pessoal, qual o seu objetivo para esta temporada?

RF-O meu objectivo pessoal, como é óbvio, não podia ser diferente do objectivo da equipa: passa por conseguir a manutenção através da construção de um grupo que irá fazer do trabalho, da dedicação, do empenho, da responsabilidade, da humildade e da garra os seus grandes alicerces. Juntos somos mais fortes, e aquilo que podemos prometer à direcção, à massa associativa e aos pais e familiares das atletas é que tudo iremos fazer para dignificar a camisola que vestimos, demonstrando sempre respeito pelo adversário, mas nunca deixando de perseguir o nosso objectivo: a vitória!

Sem comentários:

Enviar um comentário