segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AFG-Conversa com Rui Nascimento(Tecnico do Vila Cortês)



·       Um homem de sucesso
Depois de ter sido finalista vencido na taça de honra a turma do vila Cortes que já nos habituou a ter grandes prestaçoes a nivel distrital vai agora entrar numa prova nacional, a Taça de Porugal, a prova rainha, fomos conversar com o mister Rui Nascimento
Rui Nascimento
  Futebol das Beiras-Mais uma temporada no vila cortes, este ano a ter de iniciar mais cedo devido á taça?
Rui Nascimento_Sim, apesar de alguns convites, a decisão voltou a recair no clube que tão bem me tem acolhido nestes últimos anos. Não se trata de algo eterno, mas os projectos apresentados não tem tido as características que ambiciono e claramente, sinto-me bastante realizado em Vila Cortês. Este ano com um aliciante e importantíssimo desafio, que é a presença na Taça de Portugal. Dado ter a 1ª eliminatória a 1 (um) de Setembro, fez com que tivéssemos que alterar as dinâmicas utilizadas nos últimos anos, começando a treinar em Agosto.

FB-Que acha do adversario da taça portugal ?o Castrense?
RN-Neste momento o mais relevante não é o adversário mas sim o orgulho que esta pequena localidade está a dar a todos os Guardenses, pois vão poder voltar a ver um jogo da Taça de Portugal no Estádio Municipal da Guarda, algo que já não acontecia há vários anos. Naturalmente, o nosso objectivo é fazer o melhor possível, respeitando a nossa filosofia, que passa por tentar ganhar o jogo. O adversário merece-nos claramente todo o respeito, pois tem tido presenças nos campeonatos nacionais e parece que estão apostados em conseguir subir novamente, mas isso não faz com que não acredite-mos na vitória. Além disso, gostaríamos de deixar a nossa marca nesta competição.
FB-Começar mais cedo pode trazer mais custos, será positivo para o plantel?
RN-Obviamente que sim, mas o C.C.D.R. de Vila Cortês foi possivelmente das equipas com menor orçamento no campeonato da 1ª divisão no ano anterior e a metodologia irá manter-se, não dando nunca um passo maior que a perna. Em relação ao plantel, sim, esta situação acaba por ser vantajosa pois o grupo tem que ficar definido mais cedo, o que irá eventualmente beneficiar-nos para o início do campeonato.
FB-Ainda alguma indefinição nos distritais na sua opinião deve manter-se o figurino ou passar apenas a uma divisão?
RN-Já o disse e volto a afirmar, na minha opinião, a não existência de descidas altera completamente a filosofia da competição e eventualmente em determinadas alturas poderá ser um fator que poderá desvirtualizar o resultado e subsequentemente a classificação. No entanto compreendo que as contingências atuais estão a levar a este cenário, mas julgo que existem outras situações que poderiam ser alteradas e aumentar o fomento da prática desportiva, pois se o dinheiro falta nos clubes e que levam a este cenário, certamente as federações e associações deveriam reformular alguns critérios imprescindíveis para a sobrevivência dos clubes e aí reverter a situação actual.
FB-Com acha que vai ser a nova temporada para o vila cortes no campeonato?
RN-Espero uma época similar às anteriores, onde a humildade, empenho, determinação, trabalho e muita união, continuem a fazer a diferença.
FB-Qual o seu melhor e o pior momento como treinador?
RN-Não é fácil responder, pois existem diversos momentos que marcaram estes anos como treinador, mas a vitória no campeonato distrital de iniciados pelo NDS e a conquista da Taça de Honra peloVila Cortês, foram claramente dos melhores momentos.
Negativamente, foram as lesões gravíssimas dos meus atletas (Xano, Vasco e Bebeto) e claramente a derrota na final da Taça do ano anterior, não pelo facto de ter acontecido no último segundo, mas sim por tudo o que todos, mas mesmo todos os atletas deram dentro de campo em inferioridade numérica desde o 1º tempo, olhando sempre um adversário difícil nos olhos e sentir que injustamente não alcançámos a vitória.
FB-A nivel de objetivos para esta temporada?
RN-Passam por manter o trabalho dos anos anterior, tentando numa primeira fase passar à 2ª eliminatória da Taça de Portugal. Não menos importante, gostaria de ficar novamente entre os quatro primeiros classificados do campeonato distrital e finalizar novamente com a presença na final da Taça de Honra, desta vez para a trazer para Vila Cortês.
 fonte:António Pacheco