quarta-feira, 11 de abril de 2012

Futsal-Portugal apurado

A Selecção Nacional de Futsal qualificou-se esta terça-feira para a fase final do Campeonato do Mundo Tailândia 2012, depois de voltar a golear a Bielorrússia, por 4-1, na segunda mão da eliminatória de apuramento ("play-off") para o Campeonato do Mundo Tailândia 2012, no Pavilhão Nº 1 do Estádio do SL Benfica, em Lisboa, e confirmou a quarta presença seguida no evento.


O conjunto orientado pelo técnico Jorge Braz, que já tinha goleado a congénere de Leste, por 7-1, em Minsk, inaugurou o marcador aos 15 minutos, por Arnaldo, naquele que foi o milésimo golo da história da Selecção Nacional de Futsal.
Pedro Cary (29’), Djô (29’), e Leitão (39’) marcaram os outros tentos, enquanto Gorbenko, aos 30, apontou o golo dos visitantes.

Portugal entrou muito pressionante e a explorar com velocidade os espaços cedidos pelo adversário, que raramente conseguiu ultrapassar a linha de meio campo com a bola controlada.

A Bielorrússia só rematou à baliza lusa aos seis minutos, num livre cobrado por Lushkovski e defendido pela perna esquerda do guarda-redes João Benedito, já depois de Cardinal ter obrigado o guardião Novoichik a aplicar-se em vários "disparos" perigosos.

Com a "rotação" na equipa portuguesa e o "nulo" no marcador, o conjunto bielorrusso foi ganhando confiança e acerto nas marcações, mas a resistência quebrou-se com o passe de Ricardinho para Arnaldo rematar forte e cruzado para o 1-0, aos 15 minutos.
Na segunda parte, a Bielorrússia cerrou ainda mais as suas fileiras, obrigando os portugueses a tentar a sorte da meia distância sem sucesso.
Aos 29 minutos, finalmente, uma "tabelinha" entre Leitão e Pedro Cary permitiu a este último chegar quase à linha e bater o guardião adversário.
Logo de seguida, aproveitando algum desnorte do "cinco" bielorrusso, Djô desenvencilhou-se de três adversários e "fuzilou" o ângulo superior direito da baliza contrária (3-0).

Uma desconcentração na área portuguesa permitiu depois, aos 30’, o tento da Bielorrússia, por intermédio de Gorbenko, a aproveitar um ressalto, mas Leitão, numa fase de jogo mais aberto, estabeleceu o 4-1 final.

O Mundial da Tailândia realiza-se entre 2 e 18 de Novembro de 2012.

Jorge Braz em discurso directo"É um dia extremamente positivo. Acaba por ser a etapa final de uma qualificação longa e exigente. Os 7-1 [no primeiro jogo] enganaram um bocadinho o valor desta Bielorrússia. Seria preciso um bom Portugal para vencer esta Selecção. Na maioria dos momentos do jogo fomos pacientes, gerimos com organização e seria difícil que o resultado final não fosse a nosso favor.
[A Bielorrússia] foi uma equipa que defendeu bastante recuada e sabíamos que era necessário ter paciência. Tínhamos de ser extremamente inteligentes, não cometer erros e não originar transições, em que eles são fortes. Esperámos por situações óbvias de finalização, criadas com organização e com princípios.
O Mundial? Ainda vêm aí mais jogos de preparação. Cada coisa a seu tempo. Agora estou preocupado com os Sub-20. O Mundial virá a seu tempo. Agora é um momento para eles [jogadores] e para os clubes portugueses.
É possível [fazer melhor que no Mundial 2008]. Temos potencial, mas não quer dizer que só isso nos faça chegar longe. Até lá queremos potenciar um grupo de jogadores competentes, alguns deles dos melhores do mundo."
Ficha de JogoQualificação para o Campeonato do Mundo Tailândia 2012
Segunda mão do play-off
Pavilhão nº1 do Estádio do SL Benfica, em Lisboa.

Árbitros
: Danijel Janosevic, Sasa Tomic e Nikola Jelic (Croácia).

Portugal 4-1 Bielorrússia (1-0, ao intervalo)

Portugal
: João Benedito, Gonçalo, Ricardinho, Marinho e Cardinal.
Jogaram ainda: Leitão, Pedro Cary, Ricardo Fernandes, Arnaldo, Djô, João Matos e Bebé.
Golos: Arnaldo (15’), Pedro Cary (29’), Djô (29’) e Leitão (39’).
Disciplina: Nada a registar.
Bielorrússia: Novoichik, Andrievski, Lushkovski, Savintsev e Popov.
Jogaram ainda: Kadakov, Olshevski, Zhdanovich, Gorbenko e Chernik.
Golos: Gorbenko (30’).
Disciplina: Cartão amarelo para Zhdanovich (16’) e Lushkovski (32’).
fonte:FPF(Com Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário